A história da construção do Big Ben em Londres

Reprodução/Brasil Escola - UOL

Apesar de ser conhecido como "Big Ben", o icônico relógio de Londres na verdade se chama "Elizabeth Tower" e surgiu de um incêndio que destruiu o Palácio de Westminster na noite do dia 16 de outubro de 1834. O arquiteto Charles Barry foi contratado para fazer o projeto do novo palácio e convidou Augustus Pugin para fazer o projeto da torre do relógio ⎼ inicialmente chamada de Clock Tower.

Construída sobre uma espécie de balsa flutuante de concreto de 3m de espessura, a uma profundidade de 4m abaixo do nível do solo, a torre em estilo neogótico tem 96m de altura ⎼ dos quais os 61m iniciais são feitos de alvenaria revestida com calcário e os 35m finais são de ferro fundido. 

Os quatro mostradores do relógio estão a 55m de altura do solo. Cada lado é formado por uma estrutura de disco de ferro de 7m que contém 312 peças de vidro opaco, como em vitrais. Algumas dessas peças podem ser removidas para que seja feita a manutenção dos ponteiros do relógio. Na base de cada marcador do relógio há a inscrição em latim "DOMINE SALVAM FAC REGINAM NOSTRAM VICTORIAM PRIMAM", que em português significa "Deus salve nossa Rainha Vitória".

Diferente de diversos relógios com algarismos romanos que representam o número 4 como "IIII", o Big Ben adota "IV".

Embora seja conhecido por ser um dos relógios mais confiáveis que existem por sua pontualidade, o Réveillon britânico de 1962 foi marcado por um atraso de 10 minutos devido a falhas técnicas, algo raro. O mesmo não aconteceu nem mesmo com os bombardeios alemães durante a II Guerra Mundial.

Em função das mudanças nas condições do solo desde a construção, a torre sofreu pequenas inclinações para noroeste. Até outubro de 2011, a inclinação correspondia a 0,26º, resultando em um desvio de cerca de 0,5m entre a base e o ponto mais alto da estrutura. De acordo com medições realizadas por especialistas e divulgadas em 2010, a inclinação se acentuou a partir de 2003 por razões desconhecidas. A partir daquele ano a torre passou a se inclinar 0,9mm por ano.

Segundo as autoridades britânicas, esses dados não são alarmantes visto que seria necessário cerca de 10 mil anos para que a estrutura chegue a uma inclinação crítica, como ocorreu com a Torre de Pisa, na Itália, que em 1990 chegou a 5,5º.


Comentários

Postagens mais visitadas