#DiárioDeBordo: o que fazer em Ciudad del Este, Paraguai?
![]() |
Reprodução/Arquivo Pessoal |
Quem viaja para Foz do Iguaçu costuma dar uma passadinha no Paraguai para fazer compras, no entanto, Ciudad del Este é muito mais que compras.
O primeiro lugar que considero parada obrigatória são os Saltos Monday ("mondaí" na pronúncia deles), popularmente conhecido como "Cataratas Paraguaias" — que, na verdade, fica na cidade de Presidente Franco, vizinho a Ciudad del Este.
A estrutura e a vista não são impressionantes como as das cataratas brasileiras e argentinas, porém, é uma visita que vale muito a pena. O grande diferencial desse parque em relação ao Brasil e a Argentina é o elevador panorâmico que leva até o pé das cataratas. Apesar de ser um serviço pago (R$25 por pessoa, preço janeiro/2025), acho que compensa. Esse não é o tipo de gasto que temos sempre ou o tipo de passeio que vamos repetir, é aquela experiência que vivemos só uma vez; então, já que já está no parque, não custa nada pagar.
Ainda em Presidente Franco, também recomendo o Marco das Três Fronteiras paraguaio, que em espanhol chama "Hito Tres Fronteras". No local não tem nada além de um obelisco (igual ao que tem do lado brasileiro e lado argentino), mas é interessante conhecer (até para poder comparar com os países vizinhos).
De volta a Ciudad del Este, os lugares que valem a visita são:
- Mesquita de Ciudad del Este;
- Catedral San Blas (igreja em formato de arca);
- Museo El Mensu;
- Prefeitura;
- Praça Chinesa;
- Praça da Paz;
- Lago da República;
- Estádio 3 de Febrero;
- Biblioteca Municipal (fica dentro da única coisa que sobrou do antigo aeroporto de Ciudad del Este: a torre de comando).
Quem quiser viver uma experiência gastronômica, o La Mansa Paraguay é o lugar certo. Além de vinhos, o local serve comidas típicas paraguaias (a minha dica é comprar o prato degustação da culinária paraguaia que vem com 5 comidas diferentes). Aproveitem para experimentar os doces também, vocês não vão se arrepender, podem confiar.
Para quem quer economizar, recomendo comprar os passeios pelo site ticketloko. Eles oferece diversos passeios na Tríplice Fronteira por preços mais em conta que os praticados pelas agências (os passeios são feitos por essas agências conhecidas e certificadas, só o preço que é mais baixo). Podem ficar tranquilos que é um site confiável (não é golpe!); eles, inclusive, têm diversas lojas/quiosques físicos espalhados por Foz do Iguaçu. Caso você se sinta mais seguro, pode ir até uma dessas lojas e comprar diretamente com os funcionários. Eu utilizei o serviço deles na minha viagem e por isso recomendo.
Comentários
Postar um comentário