A história da construção da Torre de Pisa
![]() |
Reprodução/Pinterest |
Campanário da catedral da cidade italiana de Pisa, a Torre de Pisa, é um edifício em mármore branco que tinha como função original abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa.
Terceira estrutura mais antiga na praça da Catedral de Pisa (Campo dei Miracoli), a sua construção se deu em 3 fases, ao longo de 177 anos, devido a constantes batalhas com Genova, Lucca e Firenze.
A primeira fase começou em 1173, em um período de sucesso militar e prosperidade. Cinco anos depois, em 1178, os problemas começaram: após a construção do terceiro andar, a torre começou a inclinar para sudeste devido a uma fundação mal construída e a um solo instável, não consolidado.
Novas batalhas se desenrolaram, paralisando a construção por quase um século. Em 1272, a construção foi retomada pelo arquiteto Giovanni di Simone. Ciente do problema de inclinação da torre, os engenheiros construíram andares com um lado mais alto que o outro, buscando compensar a tal inclinação. O resultado desastroso fez com que a torre começasse a inclinar em outra direção.
Em 1284, novamente a construção foi interrompida, dessa vez porque os Pisanos foram derrotados pelos Genoveses na Batalha de Meloria.
Em 1372, Andrea Pisano foi o responsável por "terminar a obra" ao harmonizar os elementos góticos da sino-câmara com o estilo românico da torre, que naquele momento já tinha sete andares.
Com peso estimado em 14.500 toneladas, antes do trabalho de restauração realizado entre 1990 e 2001, a torre tinha uma inclinação de 5,5º. Após, passou para cerca de 3,99º para sudoeste (lembrando que inicialmente a inclinação era para sudeste). Do chão ao topo, a torre tem 55,86m no lado mais baixo e de 56,7m no lado mais alto. A espessura das paredes na base é de 4,09m e 2,48m no topo.
Interessante, não?
Comentários
Postar um comentário