[RESENHA] "A fuga dos nazistas da justiça", de Richard Dargie e Julian Flanders
Reprodução/Arquivo Pessoal |
Tive que tirar um tempo depois de ter terminado de ler esse livro para digerir e conseguir finalizar as minhas anotações. Eu não sei nem por onde começar.
Que livro incrível. Muito bem escrito, detalhado e fácil de ler.
O tema é abordado de maneira histórico-científica, sem opiniões pessoais dos autores, o que o torna uma fonte segura de pesquisa sobre o assunto.
Não é um livro leve, porque não tem como um livro com essa temática ser leve; porém, dentro do possível, os horrores são contados da maneira mais tranquila possível, apesar de dar detalhes.
A forma que os tópicos são abordados e organizados no livro dão uma ideia de início, meio e fim, o que nos faz viajar para o período da guerra; uma vez que os primeiros capítulos contextualizam o momento que a Europa vivia e como os nazista surgiram. Essa documentação do "antes" deixou a leitura mais enriquecedora, já que sabemos exatamente qual era a situação do mundo e, assim, conseguimos entender melhor os fatos que sucedem. Os livros nazistas costumam retratar de temas específicos dentro desse assunto, ignorando o todo.
Muito já foi dito e escrito sobre os nazistas e a Segunda Guerra Mundial, mas não sobre a fuga. Os autores encontraram um tópico "esquecido" para se abordar dentro de um tema tão saturado. Foi perspicaz da parte deles.
Dito isso, é um livro que merece ser conhecido e ser levado para a academia. Ainda na dúvida se dou 5 estrelas ou não, mas acho que merece.
P.S. Me intriga o fato do Brasil ser o país escolhido como novo lar desses criminosos de guerra. Dentre tantos lugares no mundo, por que justo aqui? O governo sequer aceitou recebê-los.
P.S. 2. Eu sempre soube da presença de nazistas na Argentina, mas, só depois de ler esse livro que soube o motivo: Peron (governante da Argentina na época) era apoiador de Hitler e fez um acordo para recebê-los em seu país. Agora está justificado.
P.S. 3. Me surpreendeu MUITO descobrir que Bariloche foi usada/criada para abrigar esses nazistas criminosos de guerra que estavam fugindo da justiça.
P.S. 4. Achei muito interessante a abordagem do pós-guerra nos EUA. Eu não fazia ideia de que os EUA pegaram os nazistas mais inteligentes (e autores das maiores atrocidades inventadas, como câmara de gás, testes humanos etc.), criariam uma nova identidade para eles e os abrigaram em troca de obter vantagem nas invenções utilizadas durante a Guerra Fria.
P.S. 5. Vale dizer que quase todos os homens do grupo responsável pela invenção e construção do foguete que levou o homem a lua pela primeira vez é de autoria desses nazistas acobertados pelo governo dos EUA. Não só acobertaram como contrataram e pagaram salários para eles, pelos serviços prestados.
P.S. 6. No fim, o crime compensou. 99% dos criminosos de guerra não foram julgados, condenados, nem responsabilizamos por seus atos. Criaram novas identidades e seguiram suas vidas normalmente.
Enfim, muita coisa a se dizer e anotar. Vale a leitura.
Comentários
Postar um comentário