Os ensinamentos que a minha psicóloga já me ensinou


Em 2019 comecei a ir à psicóloga com o objetivo de cuidar da minha saúde mental. Muita coisa tinha acontecido em minha vida e estava acontecendo, então eu achei necessário ir (e foi a melhor decisão que eu já tomei na minha vida).

Nas minhas consultas semanais aprendo muito com a minha psicóloga, porém, 5 ensinamentos que a minha psicóloga me passou me marcaram e eu decidi compartilhar.


| Os ensinamentos que a minha psicóloga já me passou

1) Acontecimentos fortes na vida de outras pessoas, não devem definir a forma como EU vivo a MINHA vida. Aconteceu com a outra pessoa, não comigo. É cada um no seu espaço. Cada um com seus traumas e medos.

2) Tenho que parar de ver as pessoas como âncora e devo começar a ver como companhia. A partir do momento que eu entender que as pessoas não são âncoras e sim, alguém para dividir a vida comigo, vou ser bem-sucedida em um relacionamento amoroso. Eu vou encontrar alguém que queira ser livre comigo.

3) Eu não posso deixar de fazer as coisas que eu tenho vontade por medo da reação dos meus pais. Eles viveram em outra época, eles têm outra cabeça, isso não pode definir a forma que eu vivo a minha vida.

4) Eu não estou errada em sonhar em viajar o mundo ao invés de casar e criar uma família. Cada pessoa tem vontades e sonhos diferentes, e eu não posso me crucificar por não querer o mesmo que os outros.

5) Nossa mente é um quebra-cabeça, onde cada peça representa um momento marcante de nossa vida. Para nos entendermos, temos que entender cada uma dessas peças individualmente.


Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Não desprezem a saúde mental, cuidem de vocês. Se conheçam. Façam o bem para vocês mesmo.

Afirmo e reafirmo, a melhor decisão que eu tomei na minha vida foi começar a fazer um acompanhamento semanal com psicólogo. É muito bom poder tirar todo esse peso de mim.

Comentários

Postagens mais visitadas