#DiárioDeBordoDoCRUZEIRO: TUDO o que você precisa saber antes de embarcar em um cruzeiro #10
Agora em janeiro fiz um cruzeiro com a MSC pela América do Sul (Brasil, Uruguai e Argentina) e foi uma experiência inesquecível. Porém, senti falta de explicações sobre como funcionam as coisas no cruzeiro, então, nos primeiros dias, apanhei um pouco para saber como funcionava tudo.
Pensando nisso, decidi fazer esse post sobre TUDO o que você precisa saber antes de embarcar em um cruzeiro da MSC, para não ficar perdido como eu fiquei.
1) EMBARQUE
O embarque é feito da seguinte maneira: chegamos no porto de embarque e procuramos pelo galpão onde despacharemos a bagagem e receberemos uma senha (uma senha por família). Depois de despachar a bagagem, vamos para outro galpão, onde passamos pelo raio-x e aguardamos nossa senha ser chamada para fazermos o check-in e finalmente embarcarmos no navio.
Quando fazemos o check-in, recebemos o cartão-chave da cabine. É um cartão por pessoa. No cartão ficam registrados nossos nomes e dados, sendo ele intransferível. É por esse cartão que somos identificados dentro do navio e conseguimos fazer as coisas no navio (é necessário a apresentação do cartão para fazer quase tudo dentro do navio).
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: o embarque é o ÚNICO momento em todas as atividades do navio que idosos e mulheres com criança de colo têm prioridade!!!!
A minha dica é chegar o mais cedo possível, porque quanto mais tarde você chega, mais pessoas estão na sua frente e mais demora para embarcar. A senha é por ordem de CHEGADA.
2) DESEMBARQUE
O desembarque é mais organizado. Na noite anterior ao desembarque, recebemos na cabine nossos passaportes de volta e a nossa senha de desembarque. A "senha" na verdade é uma cor, distribuída conforme o andar que você está. Quando mais alto o andar, mais tarde é o seu desembarque. Cada cor representa um horário (que é descrito no jornal de informações entregue na cabine). Porém, é importante saber que: independente do seu horário de desembarque, TODAS as pessoas têm que liberar sua cabine até às 7h da manhã do dia do embarque.
Na noite anterior ao desembarque, as malas devem ser colocadas do lado de fora da cabine até às 0h, para que o pessoal do navio recolha as malas, porque não descemos com elas. Depois de sairmos do navio, caminhamos até o galpão onde as malas ficam e pegamos nossas malas de volta.
3) DESPACHO DE BAGAGEM
O despacho de bagagem acontece tanto na chegada, quanto na saída do navio, para que não entremos nem saiamos com nossas malas (mala de mão não está incluso aqui).
No despacho da CHEGADA, temos que chegar com as malas já com a etiqueta de identificação da MSC, que é aquela enviada por e-mail junto com os vouchers de entrada no navio.
*Se você comprou o cruzeiro com alguma agência de viagem, a própria empresa te entrega as etiquetas. Se você comprou diretamente no site, eles enviam por e-mail.
NÃO é permitido colocar outra etiqueta, pois nessa etiqueta enviada pela MSC fica escrito o número da nossa cabine e eles precisam dessa informação para colocar as malas na porta da nossa cabine.
Ah, outra coisa, no porto não tem como imprimir a etiqueta na hora, então deem um jeito de imprimir em casa ou no hotel antes de ir para o porto.
Já na SAÍDA, na noite anterior ao desembarque, é deixado em cada cabine a etiqueta de identificação que deve ser preenchida com seus dados. Preenchido, a mala deve ser deixada do lado de fora da cabine no horário informado, para que os funcionários do navio a peguem.
Como ficamos o resto da noite e o dia seguinte sem nossa mala, é necessário pegar nossos itens de higiene e mudas de roupa para usar no dia seguinte. Essas coisas podem ser deixadas na bagagem de mão, que vai ser a única coisa que teremos conosco na cabine.
Chegando na hora do desembarque, é só descer normal e ir até o galpão onde ficam as malas.
É importante deixar registrado que é permitido apenas 3 malas por cabine, sem contar bagagem de mão que é 1 por pessoa.
4) DESCIDA NAS CIDADES
A descida nas cidades foi o que mais deu confusão pela falta de informação. Eu gostaria que tivesse sido explicado direitinho antes, por isso vou explicar aqui como funciona, para você não passar pelo que eu passei.
Existem 2 tipos de procedimentos para descer do navio:
procedimento 1: quando a cidade tem porto
procedimento 2: quando a cidade NÃO tem porto
Quando o navio atraca em uma cidade que TEM porto, o procedimento é simplesmente só caminhar até a saída e descer. Não é necessário pegar senha, não é necessário agendar horário, é só descer. Agora, quando o navio atraca em uma cidade que NÃO tem porto, o procedimento é completamente diferente. É necessário pegar uma senha e esperar sua senha ser chamada, para conseguir desembarcar (isso acontece porque temos que pegar um barco para chegarmos até terra firme).
A senha de desembarque é dada NO DIA do desembarque.
Minha dica é chegar o mais cedo possível no local para pegar a senha, porque quanto mais tarde você vai pegar a senha, mais fila você enfrentará, mais tarde sua senha será chamada e menos tempo na cidade você terá.
5) PASSEIOS VENDIDOS DENTRO DO NAVIO
Dentro do navio são vendidos passeios turísticos pelas cidades que o navio para. Os passeios são vendidos em dólares e pagos por pessoa. Os valores variam de 30 à 200 dólares (por pessoa) e tem duração diferente, dependendo do passeio. Quanto mais horas de passeio, mais caro ele é.
Na minha sincera opinião, acho os valores abusivos e não acho que vale a pena pagar tão caro pelos passeios. Dá para você anotar o roteiro dos passeios e fazer por conta própria, pagando apenas o transporte. Fica extremamente mais barato.
Para terem noção, o passeio por Buenos Aires custava 200 dólares por pessoa. Eu estava com +3 pessoas, então seriam 800 dólares (3.600 reais) por um passeio de 4h. Eu e essas 3 pessoas fizemos o mesmo roteiro, só que por conta própria, e gastamos 70 REAIS, sendo que ficamos o dia inteiro. Dividindo entre nós 4, ficou R$17,50 por pessoa, enquanto que se tivéssemos feito com a MSC teríamos pago 900 reais cada um (conversão feita com o dólar a R$4,5).
Eu tenho a segurança de simplesmente sair por conta própria pela cidade, porém se você se sente inseguro e acha que vale a pena comprar o passeio pela MSC, fique a vontade e aproveite a experiência; porém, ATENTE-SE AOS HORÁRIOS. Os passeios só podem ser comprados até a véspera do dia do passeio (ou seja, um dia antes).
A vantagem de comprar os passeios da MSC é que você não precisa enfrentar fila para desembarcar, nem pegar senha. É só encontrar no local combinado (é avisado no próprio navio) e descer com seu grupo de excursão.
6) ALIMENTAÇÃO
A alimentação no cruzeiro pode ser feito em quase todos os restaurantes espalhados pelo navio.
No navio que eu embarquei, Fantasia, havia 1 restaurante pago, 2 restaurantes exclusivos para certas pessoas (já explico melhor) e os outros restaurantes eram liberados para todos.
No 14º andar, ficava o restaurante 24h. Nesse restaurante, as comidas eram separadas por ilhas (pizza, massa, frutas, vegetariano, comida mediterrânea, infantil e doces) e todo dia o cardápio era diferente. Algumas comidas se repetiam todos os dias, como pizza, hambúrguer e batata frita, mas fora isso, o cardápio sempre mudava.
Uma coisa importante a ser dito é que: apesar de ter comida 24h nesse restaurante, o restaurante seguia os horários "tradicionais" para cada refeição. Cedo só tinha comida de café da manhã, na hora do almoço só tinha comida do almoço, à tarde a comida mudava para algo mais leve e à noite a comida voltava a ser um pouco mais "pesada", mas "sustosa"; por isso, não adianta querer comer comida de almoço no café da manhã e comida de café da manhã à tarde, por exemplo, que não vai ter.
Sobre os restaurantes exclusivos, que falei. Esses restaurantes são exclusivos para cada categoria de cliente no navio. Não sei como a separação é feita, só sei que no nosso cartão-chave é indicado o nome do nosso restaurante exclusivo (que é onde jantamos toda noite), o horário do nosso turno (existe o 1º, que é às 19h30min e o 2º, que é às 22h) e o número da nossa mesa. Nesse caso, só temos acesso ao restaurante escrito no nosso cartão-chave, o outro não temos acesso.
Esse restaurante já é totalmente diferente dos outros restaurantes do navio, ele é super chique. No meu caso, foi um restaurante francês, com pão para tirar gosto, entrada, prato principal e sobremesa. Mas não se iludam, pela quantidade de pratos já vemos que não vem muito. Além disso, dois garçons ficam responsáveis por me servir a noite inteira (são dois garçons para cada mesa).
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: no restaurante exclusivo, por ter mesa marcada, existe um tempo de tolerância. Você só pode chegar até 15 minutos depois do seu horário, caso contrário, perde sua mesa. Por exemplo, se seu horário é às 19h30min, você só pode chegar até às 19h45min.
Nada do que é consumido nesses restaurantes é pago, tudo está incluso, EXCETO o restaurante pago (que é anunciado no navio qual é).
7) BEBIDAS
Com relação as bebidas, tudo é PAGO A PARTE, a não ser que você compre um pacote de bebidas. Se comprar esse pacote, todas as bebidas que você comprou (tem o pacote com bebida alcoólica e o sem bebida alcoólica) estarão livres para servem consumidas 24h por dia, durante todos os dias do cruzeiro.
Quando eu comprei o cruzeiro, já comprei o pacote de bebidas não alcoólicas para 4 pessoas. Custou 2 mil reais para os 4. Já dentro do cruzeiro, vi que era possível comprar esse pacote, porém o preço é mais alto. Comprando dentro do navio, o pacote de bebidas não alcoólicas para 4 pessoas sairia por um pouco mais de 3 mil reais.
Eu, particularmente, acho que vale mais a pena comprar o pacote de bebidas antecipadamente à não comprar ou deixar para comprar na hora; porque 1) eu não sei quanto eu gastaria se comprasse cada bebida que eu consumisse lá dentro (lembrando que tudo é pago em dólar) e 2) é muito mais confortável e prático chegar lá e poder consumir toda a bebida que eu quiser, sem ter que me preocupar com quanto custa cada coisa, já que vou ter que pagar depois.
Porém, essa é uma escolha totalmente pessoal. Eu recomendo comprar o pacote, mas isso vai de cada um.
8) LOJAS NO NAVIO
Dentro do navio existem algumas lojas que vendem roupas, bolsas, brinquedos para crianças, jóias, perfumes e uma linha de produtos da MSC.
O meu objetivo de falar das lojas de dentro do navio é alerta-los sobre as bolsas VALENTINO que eles vendem. Ao contrário do que pensamos, as bolsas VALENTINO vendidas dentro do navio NÃO são da grife italiana Maison Valentino, a famosa, na verdade, elas são da marca Marcos Valentino, uma imitação; porém, ninguém no navio conta isso, por isso eu estou contando. Não caiam nesse golpe!
9) PAGAMENTO DO CONSUMO NO NAVIO
O pagamento do que é consumido dentro do navio é feito no dia anterior ao desembarque. Nada é consumido e pago na hora, mesmo se quisermos.
Para pagar, temos que nos dirigir às máquinas de pagamento que têm no navio. Lá, podemos escolher se pagaremos em dinheiro ou em cartão.
Para quem for pagar em cartão, existe a possibilidade de cadastrar o cartão logo que embarcamos no cruzeiro e, automaticamente, depositar um cheque calção no valor no 250 dólares na conta da MSC. Esse valor é descontado conforme gastamos. Se não gastamos nada, ao final do cruzeiro, automaticamente esse dinheiro volta para a nossa conta. Se consumimos mais que isso, temos que pagar a diferença no dia anterior ao desembarque. Se consumimos menos que isso, temos que nos dirigir às máquinas para pegar o troco, também no dia anterior ao desembarque.
OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES:
- todos os dias, é entregue na cabine um panfleto com a programação do dia seguinte.
- o pessoal do cruzeiro fala que na Noite de Gala temos que usar traje completo (mulheres, vestido longo e homens, terno), mas na realidade não foi preciso. Ninguém te cobra nada nem te impede de ir ao locais se não estiver com traje formal. Se você não tem esse tipo de roupa e vai comprar só para essa noite, acho que não vale a pena. Vai ser um desperdício de dinheiro.
- não teve coquetel no dia que era para ter o jantar com o capitão. Esse jantar nem existiu, na realidade.
- o pessoal do cruzeiro não é pontual.
- existem duas piscinas do navio, uma coberta e uma aberta. A água das duas é salgada e tem ondas. As ondas se formam por causa do movimento do navio. É uma delícia, parece que estamos dentro do mar.
- minha dica é levar alguma coisa para se distrair nos dias de navegação.
- não é permitido entrar com comida dentro do navio, então não comprem comida para levar de lembrança, porque não entra.
- só senti o movimento do navio no 1º dia. Depois acostumei.
- à noite, apenas os restaurantes, as lojas e o cassino do navio funcionam. A sorveteria, as piscinas, a sauna e a parte aberta do navio não funcionam.
- papel higiênico é jogado dentro do vaso sanitário, não no lixo.
- a moeda dentro do navio é dólar.
- não dava para ver as estrelas no meio do mar (minha maior decepção da viagem. Eu achei que veria um céu lindo, super estrelado. Só achei mesmo).
- os funcionários do navio não são brasileiros, então existe os funcionários que falam o básico de português e os funcionários que só se comunicam em inglês.
- no navio, os recados são dados em português, inglês, espanhol, italiano e francês.
- existem vários fotógrafos espalhados pelo navio, prontos para nos fotografar. As fotos ficam disponíveis para compra no dia seguinte (compramos as fotos impressas. Fotos digitais só podem ser compradas depois de comprar as fotos impressas e devem ser pagas também. É 10 dólares por foto digital. Foto impressa custa 20 dólares a pequena e 30 dólares a grande).
A príncipio, é isso, acho que falei tudo que eu tinha para falar. Se tiverem alguma dúvida, é só deixar nos comentários que eu respondo.
Para saber como foi a minha experiência no cruzeiro, é só clicar aqui, pesquisar a categoria "cruzeiro" no blog ou copiar esse link -> https://susansmof.blogspot.com/search/label/cruzeiro <-
Comentários
Postar um comentário