MORANDO EM PORTO ALEGRE: as coisas que eu escuto quando digo que moro em Porto Alegre #29


Morar em Porto Alegre é ter que ouvir as seguintes frases TODA vez que falo onde moro (e não aguentar mais ouvir as pessoas me falando isso):

"Então já está acostumada com o frio" ou a variação dessa frase "Então você nem sente frio, né?"

É meu querido, é porque eu moro em uma cidade fria que eu não sinto frio. Fui a escolhida por Jesus para ter a habilidade de não sentir frio. Muito privilegiada, né?


"Lá é cidade de primeiro mundo, né?"

É sim, é por isso que Porto Alegre fica na Europa.


"A cidade é limpa, né?"

É sim, é quase um Japão!


"Os homens são tudo alto, branco e loiro, né?"

Quando eu ouço essa frase, eu juro que rio. Nunca vi tantos homens baixos por m² como em Porto Alegre, no interior do Mato Grosso eu via mais homens loiros que em Porto Alegre e, bem, de fato a maioria são brancos, mas *choquem* existem homens morenos e negros! :O 



"Não faz calor em Porto Alegre, né?"

KKKKKKKKKKKKKKK deixe sua risada aqui.
Quem fala isso realmente não tem a MÍNIMA noção de como Porto Alegre é. Porto Alegre é uma cidade com as quatro estações do ano bem definidas, isso quer dizer que o inverno é rigoroso, o verão é um inferno, a primavera é uma amostra grátis do inferno que vai ser no verão e o outono é a melhor época do ano, porque as temperaturas não ficam nem muito baixas, nem muito frias.


"Gaúcho é tudo racista"

No Rio Grande do Sul existe uma concentração de racistas maior que nos outros estados do Brasil, isso é fato, mas nem todos são. A grande maioria dos gaúchos é racista e preconceituoso, isso não tenho como negar, mas muitas vezes não é na maldade. Eles cresceram falando e fazendo aquele tipo de brincadeira, ninguém vê problema ou problematiza esses comentários e brincadeiras, então isso vai passando de geração para geração. É cultural. (mas não quer dizer que não seja errado).


"Você torce para o Grêmio ou para o Internacional?"

Nenhum dos dois, sou são-paulina.


Existe muitos estereótipos e mitos acerca de Porto Alegre e o Rio Grande do Sul, de uma forma geral, e como moradora de lá, sofro com a falta de noção das pessoas de fora. Tem coisa que eu acho graça, tem coisa que eu acho sem noção, mas faz parte. Tudo é questão de equilíbrio e saber lidar com tudo o que ouço (seja coisas boas, seja coisas sem noção).

Comentários

Postagens mais visitadas