#DiárioDeBordo: o relato de uma pessoa que viu de perto as queimadas no Mato Grosso


Na sexta-feira, 20 de setembro, desembarquei em Cuiabá/MT para passar 4 dias. Vim para o Mato Grosso para comemorar o meu aniversário com os meus pais e a minha irmã. O roteiro era ir no final de semana para Chapada dos Guimarães para fazermos trilha e tomarmos banho de cachoeira.

Chapada dos Guimarães é uma cidade muito conhecida pelo ecoturismo (a cidade tem mais de 200 cachoeiras cadastradas) e pelo carnaval. O carnaval badalado do Mato Grosso é em Chapada dos Guimarães.

Logo que eu desci do avião, em Cuiabá, achei o céu meio estranho. Ele estava todo branco, mas era um branco diferente, estranho. Não era um branco de nublado, era um branco que parecia uma camada de sujeira, sei lá. Para mim, meu olho que estava sujo e estava embaçando a vista, então, instintivamente, cocei meu olho para ver se a imagem limpava. Como eram 10h da manhã, na minha cabeça não tinha porque o céu estar daquele jeito.

Cocei meu olho várias vezes e o céu continuou igual. Fiquei incomodada, mas segui meu rumo. Só depois que eu descobri que aquilo no céu era fumaça. Toda a cidade estava encoberta por fumaça.

No dia seguinte, dia 21, parti para Chapada dos Guimarães. No caminho, novamente, o que me chamou atenção foi o céu branco. Lá, porém, havia um diferencial: chapada é uma cidade alta, então "estamos mais perto do céu". Isso quer dizer que se olharmos para o lado, não veremos nada por causa da altitude. Era assustador olhar para o lado e não ver nada porque a fumaça cobria tudo.


Em Chapada dos Guimarães a coisa estava tão feia, que na semana passada todos os passeios turísticos da cidade tinham sido suspensos. A cidade estava sob alerta vermelho por causa das queimadas.

Tudo o que eu posso dizer tudo tudo é que eu acho muito triste ver tudo isso acontecendo. O pior de tudo é saber que a grande maioria dos incêndios são causados por seres humanos. É triste. É preocupante. É prejudicial para a saúde das pessoas. Forças e consciência, mato-grossenses!

Comentários

Postagens mais visitadas