#DiárioDeBordo: passando algumas horas em Guaíba (RS)

Hoje fui com duas amigas à cidade de Guaíba, aqui no Rio Grande do Sul. Como a cidade fica pertinho de Porto Alegre, fomos e voltamos no mesmo dia.

Guaíba à esquerda. Porto Alegre à direita.
Créditos da imagem: californiacity.com.br
Fomos de catamarã. A passagem de ida custou R$10 e a de volta R$10 também e a viagem durou cerca de 10 minutos.

Eu achei que valeu muito a pena conhecer porque 1) estava na minha lista de metas conhecer Guaíba e 2) é um lugar a mais do Rio Grande do Sul que conheci.

Guaíba me surpreendeu bastante, porque todo mundo em Porto Alegre zoa essa cidade e fala muito mal, então as minhas expectativas quanto a essa cidade eram baixíssimas; porém, logo que desci na cidade já me surpreendi. Achei-a tão bonita, bem diferente do que eu esperava.

Logo que você chega na cidade (descendo do catamarã), vemos um lugar lindo, bem arborizado, às margens do Lago Guaíba (que mais parece mar), e uma praça do outro lado da rua.


Passamos algumas horas da nossa tarde lá. Andamos pela cidade, entramos em lojinhas que vendiam tralhas e coisas para casa, subimos no mirante, fomos até uma praça com uma igreja bem bonita, andamos mais um pouco pela cidade, vimos que não tem nada para fazer e decidimos ir embora.

Mirante

No caminho de volta para o porto, paramos para comer em uma panificadora. Dali seguimos para o porto.

Chegamos em Guaíba quase às 15h e voltamos para Porto Alegre às 16h45min.

Foi muito engraçada a volta, porque quase perdemos o catamarã. Eu e minhas amigas estávamos andando na maior calma, indo entrar em uma espécie de galpão onde estava tendo uma feirinha, quando uma das minhas amigas viu o catamarã saindo e tivemos que correr desesperadas para o porto, para não perdermos o catamarã, já que não sabíamos que horas saía o próximo (depois descobrimos que era só às 19h).

Naquele momento, não sabíamos se o catamarã estava chegando ou saindo, mas na dúvida corremos para o porto, porque se ele estivesse chegando, se corrêssemos MUITO, poderíamos conseguir pegar o catamarã. Conforme ele foi se aproximando, vimos que o barco estava chegando e não saindo, como achamos inicialmente.

Detalhe muito importante: não tínhamos comprado a passagem de volta ainda, então além de termos que chegar antes do catamarã atracar (o que levaria segundos), ainda teríamos que torcer para comprar a passagem antes do catamarã sair.

Só sei que no final das contas deu tudo certo e conseguimos voltar para Porto Alegre nesse catamarã.


1ªs impressões de Guaíba:
- é uma cidade bonita;
- tem umas casas lindas;
- um bom lugar para conhecer a cultura gaúcha (vi centros de cultura e museus gaúchos);
- venta MUITO;
- tem uma vista linda do mirante;
- a orla do Lago Guaíba parece orla de praia;
- não tem absolutamente nada para fazer na cidade.

Minha opinião final é que é legal ir para a cidade só para andar de catamarã, ver a vista do Guaíba lá de cima e conhecer um pouco mais da tradição gaúcha nesses centros de cultura e museu.


Valeu a pena ir para conhecer a cidade, nem que seja para falar que não tem nada para fazer.

Comentários

Postagens mais visitadas