ESPECIAL 1 ANO GRÉCIA: coisas envolvendo o Brasil que os gregos me falaram quando eu dizia que era brasileira
Durante os 10 dias que fiquei na Grécia, trombei e conversei com vários tipos de pessoas, a grande maioria deles, gregos. Como eu estava na Grécia, eu queria entender melhor e saber mais sobre eles e sobre sua cultura, então era inevitável conversar com eles (e era uma coisa que eu queria).
Sempre que eu conversava com um grego, eles começavam a conversa perguntando de onde eu era. Eu falava que era Brasil e eles sempre tinham alguma coisa para falar sobre o Brasil.
Três coisas que me falaram, envolvendo o Brasil, marcaram-me e eu quero compartilhar.
1) Em Atenas, no bairro Plaka, em uma determinada loja de souvenirs, um senhor (que era dono dessa loja) começou a conversar comigo. Ele perguntou de onde eu era e eu falei que era do Brasil. Ele perguntou de que cidade e eu respondi "Porto Alegre". Para a minha surpresa, ele falou que conhecia Porto Alegre. Segundo ele, uns 20 anos atrás ele tinha ido à Porto Alegre de barco. Se me lembro bem, ele disse que morou em Porto Alegre por um tempo, uns 5 meses, acho.
2) Em Delfos, um garçom venho conversar comigo e como sempre, perguntou de onde eu era. Eu falei que era do Brasil e ele começou a falar várias palavras e frases em português. Em Mykonos, aconteceu a mesma em um restaurante também.
3) Em Mykonos, na loja da Kipling, um vendedor veio falar comigo. Ele perguntou de onde eu era, falei que era do Brasil e começamos a conversar e o vendedor me disse que conhecia todos os times de futebol brasileiros da série A e alguns da série B. Não botei muita fé, mas aí o homem começou a falar time por time e vi que, de fato, ele conhecia todos os times.
Como ele era grego, era engraçado/bonitinho vê-lo pronunciando os nomes dos times.
O fato é: sempre que eu falava que era do Brasil, as pessoas abriam o maior sorriso e procuravam falar coisas boas sobre o Brasil, além de falar palavras e frases em português para mostrar que eles conheciam o Brasil. Muito fofos!
Comentários
Postar um comentário