MORANDO EM PORTO ALEGRE: coisas de gaúcho... #19
Morar em Porto Alegre não sendo gaúcha é uma constante descoberta, todo dia aprendo uma coisa nova.
Gaúchos vivem em um mundo a parte e eu sempre digo isso... Para "provar", listei 6 peculiaridades de gaúchos que estranhei logo que vim para cá e não quero me esquecer como eu achava isso estranho (depois que acostumamos, deixa de ser estranho).
1) Eles falam férias de verão e férias de inverno.
Não sei se é só no meu círculo que as pessoas não falam assim, mas antes de vir morar em Porto Alegre eu NUNCA tinha ouvido alguém que mora no Brasil falar "férias de verão" e "férias de inverno". Todo mundo fala "férias do meio do ano" e "férias do final do ano".
OK, o Rio Grande do Sul tem as 4 estações do ano bem definidas, então faz sentido, porque no verão, por exemplo, as pessoas se programam para ir para a praia e no inverno, se programam para ir para a serra. Os planos deles varia de acordo com a estação do ano. Certas coisas eles só fazem naquela estação do ano.
2) Eles se referem às pessoas pelo ano de nascimento.
Novamente, não sei se é só no meu círculo que as pessoas não falam assim, mas eu acho muito BIZARRO o fato dos gaúchos se referirem as pessoas pelo ano de nascimento. Por exemplo, estamos conversando e do nada a pessoa solta no meio da conversa "ah, ele é bonito, só que é 01". O QUE DIABOS "01" SIGNIFICA? Significa que a pessoa nasceu em 2001. Vai falar que não é bizarro.
3) Eles fumam mais que chaminé.
É sério, eu nunca vi um povo que fuma TANTO como os gaúchos, tá louco! O que me irrita não é nem o fato de eles fumarem tanto (até porque a vida é deles e cada um faz o que quer), mas sim, o fato de eles fumarem EM TODO LUGAR e por causa disso eu sempre chego em casa fedendo cigarro.
4) Eles são extremamente safados.
Como definir os homem gaúchos? Os homens gaúchos são 8 ou 80, por isso é extremamente difícil rotula-los.
De uma forma gera, eles são muito safados de uma maneira ruim e desrespeitosa. O cara está com a namorada/esposa DO LADO DELE e ele está te encarando e secando como se fosse solteiro e não tivesse compromisso com ninguém. Eu acho isso extremamente rude e desrespeitoso com a companheira e comigo também! Não gosto da forma que eles encaram e abordam as mulheres; é sempre de uma forma muito agressiva, como se devêssemos aquilo a eles.
Porém, do outro lado, existe aquele homem EXTREMAMENTE tímido, que não toma atitude por nada nesse mundo. O cara pode ser perdidamente apaixonado por você, mas ele é um planta, como dizem aqui em Porto Alegre. O cara não se mexe e não adianta nem você chegar nele, ele não vai fazer nada, porque não vai conseguir.
Aqui não tem meio termo, ou os caras são super pra frente ou eles são mais parados que poste.
No meu caso, infelizmente, os caras que já me interessaram eram todos do segundo jeito... #sofro.
5) Eles usam aliança logo que começam a namorar.
Isso é uma coisa que eu acho muito bizarro, é sério. Aqui, TODOS os casais que namoram usam aliança de compromisso; só que assim, eles não usam só depois de um tempo, eles usam desde que começam a namorar.
Eu acho muito estranho, porque aqui os caras quando pedem em namoro, pedem com aliança e tudo, como se fosse pedido de casamento, sabe?
Não consigo me acostumar, desculpa.
6) Eles têm o celular de roubo.
Sim, é isso mesmo que você leu, os gaúchos têm o "celular de roubo". Mas o que é o "celular de roubo?
O "celular de roubo" é o celular mais barato que os gaúchos carregam com eles e quando são assaltados, é esse celular que eles dão para os bandidos. Para não perder o celular caro deles, eles carregam esse celular mais barato com eles e se tudo der errado, é esse celular que eles perdem.
Triste parar para pensar que eles chegam a esse nível para se proteger, né? Tudo graças a um estado falido que não consegue garantir a segurança de seus moradores.
| Ficou interessado em saber mais sobre os gaúchos e como é morar em Porto Alegre? É só clicar aqui ou procurar no blog pela categoria "morando em Porto Alegre" para ver os outros posts.
| POST RELACIONADO: As coisas sobre os gaúchos e o Rio Grande do Sul que eu não sabia e descobri morando no RS (para ler é só clicar aqui ou copiar esse link -> https://susansmof.blogspot.com/2018/07/morando-no-sul-as-coisas-sobre-os.html <-)
Comentários
Postar um comentário