Crítica ao filme "After" - SEM SPOILER!!!

| AFTER: filme baseado no best-seller de Anna Todd. A história, que virou livro, surgiu na plataforma de histórias online e gratuita chamada "Wattpad".

Eu conheci a série "After" quando o livro best-seller ainda era fanfic, mas naquela época não consegui ler a história inteira, porque o comportamento do Harry (Hardin, como ele se chama no filme) me incomodava muito. Ele era possessivo, bipolar, tóxico e abusivo, por isso nunca consegui ler a história inteira, apesar de tentar. Eu achava as atitudes dele patéticas e achava a Tessa, personagem principal, uma tonta e isso me irritava.

Anos depois, mais velha, fiquei sabendo que a fanfic (que a essa altura já tinha sido publicada e agora era livro) viraria filme e decidi tentar reler a história antes de virar filme. Comprei o livro e, de novo, não consegui ler. Tentei ler várias vezes e a leitura só saiu 2 semanas atrás, porque eu estava decidida que iria assistir ao filme, então me obriguei a ler a história para poder assistir ao filme e comparar. Porém, para ler eu tive que ir focada que leria até o final e que seria uma leitura sem julgamentos, porque senão eu não conseguiria ler mais uma vez. Comecei a ler e preciso ser franca: a leitura só saiu porque eu pulei muitas partes. Eu pulava 10 capítulos e a história continuava no mesmo ponto, eu ficava entendida.

OK, li o livro e ontem fui assistir ao filme e aqui está a minha crítica.

Vi que a grande maioria das pessoas estava criticando muito o filme, porque trata de um relacionamento abusivo e, segundo essas pessoas, esse comportamento era romantizado no filme, mas não foi o que aconteceu.

O filme me surpreendeu muito justamente por ter sido diferente do livro. No livro, de fato a Tessa está em um relacionamento abusivo com o Hardin, mas no filme não. No filme, eles vivem um romance real, a bipolaridade e toxidade do Hardin não é muito explorada, o que é bom, porque até então em momento algum o relacionamento dos dois é abusivo ou tóxico, pelo contrário, é fofo o filme inteiro.

O único "porém", que me deixou meio frustrada, é que como não exploram esse lado dark do Hardin, ele e a Tessa se envolvem muito rápido, não há aquela resistência e provocação que tem no livro, o que querendo ou não é um charme, mas é bom também porque não tem tanta enrolação como no livro.

Fora isso, gostei muito do desenrolar da história, achei que foi coerente e muito fofo. Não tem como não se apaixonar pelos dois, porque vemos claramente como a Tessa faz com que o Hardin seja uma pessoa melhor, apesar de no final ele ferrar tudo (não darei spoilers).

O filme está bem diferente do livro, mudaram a personalidade do Hardin para não ser um relacionamento abusivo e tiraram as trilhões de partes de sexo que tinha no livro, o máximo que teve foi o Hardin mostrando o pacote de camisinha na cena que a Tessa perde a virgindade (nessa cena, o máximo de "inapropriado" que teve foi o Hardin perguntando se a Tessa quer que ele pare e ela fala que só quer que ele vá mais devagar); mas a ideia geral da história foi mantida.

Ah, acho muito legal comentar a cumplicidade/química/conexão que os atores principais têm no filme. Eles parecem ter muita intimidade com o outro, o que os deixa confortável gravando e o resultado final é incrível, porque eles parecem à vontade com o outro.

Sobre o final, eu achei que terminou de uma forma bem poética, não sei porque as pessoas estão criticando tanto e falando que odiaram como terminou. Eu acho que o final foi bem coerente e não vejo outra forma possível de terminar o filme. Qualquer final diferente não seria coerente, seria forçado e eu não gosto de quando as coisas são forçadas. Eu, sinceramente, prefiro um final poético e coerente, a um final feliz, perfeito, porque é o que as pessoas esperam.

Livros e filmes não servem só para entretenimento, eles também tem a função de instruir as pessoas e passar mensagens e esse filme passou uma mensagem. Ele mostrou que toda ação tem uma reação, ele mostrou que só amar não basta, ele mostrou que as pessoas têm que medir suas atitudes, ele mostrou que as pessoas têm sentimentos e seria totalmente incoerente se o final fosse outro.

Minha nota final é 5/5.

Vale muito a pena assistir. Se vocês estiverem na dúvida se devem ou não assistir, assistam, vocês não se arrependerão! A história vai deixar o coração de vocês quentinho. 

Comentários

Postagens mais visitadas