#DiárioDaFaculdade: 5 coisas que eu aprendi fazendo estágio #13
Da segunda semana de janeiro até o último dia de fevereiro, eu fiz estágio em uma empresa de engenharia civil. Foi o primeiro estágio que eu fiz na vida e foi uma experiência completamente diferente de tudo o que eu já tinha vivido.
Foi muito bom, porque eu gostava do que eu fazia, eu gostava das pessoas do trabalho e gostava do local. Eu aprendi muitas coisas na minha área profissional, mas eu acredito que os meus maiores aprendizados não têm a ver com a minha profissão e, sim, quanto a vida.
Com esse estágio eu aprendi que:
1) Trabalhar é melhor que estudar.
Não tem comparação, trabalhar é um milhão de vezes melhor que estudar. Trabalhando eu não tenho que aguentar professor chato, não tenho que fazer provas, não tenho que me estressar com trabalhos e colegas folgados, posso fazer as coisas do meu jeito (atendendo os desejos do cliente, é claro) e ainda ganho dinheiro para fazer isso. Não tem como preferir estudar à trabalhar.
2) Quando você faz algo que você gosta, realmente dinheiro é só uma consequência.
Eu nunca acreditei quando as pessoas falavam isso, mas eu vi que é verdade. Quando você está trabalhando com algo que você gosta, o dinheiro é só uma consequência. Você faz as coisas porque gosta, não faz pensando no dinheiro.
3) Uma hora as coisas fazem sentindo.
Sabe quando estamos na faculdade e aprendemos um monte de coisas que julgamos ser inúteis? Então, fazendo estágio eu vi que conhecimento nenhum é inútil. Uma hora tudo faz sentindo, uma hora tudo se conecta e todo o seu conhecimento é usado.
4) É na prática que aprendemos as coisas.
Estudar a teoria é ótimo para saber onde estamos pisando, o que devemos fazer, mas o conhecimento só vem, de fato, com a prática. É só colocando a mão na massa que aprendemos a fazer as coisas - e colocando a mão na massa, vemos que não é tão difícil como pensávamos que era.
E ah, não precisa se preocupar em chegar no estágio e não saber fazer as coisas, porque uma hora você vai aprender.
5) Como funciona o mercado de trabalho.
Com toda certeza, esse foi o meu maior aprendizado com o estágio.
Antes desse estágio, eu não tinha noção de como eu faria para me inserir no mercado de trabalho depois de me formar, hoje eu já tenho essa noção. Eu já sei quais passos seguir para me inserir no mercado, já sei quem procurar, como fazer.
Esse estágio abriu a minha cabeça para o mundo e as coisas meio que fizeram sentindo. Sou muito grata pela experiência que tive e por tudo que eu aprendi.
Comentários
Postar um comentário