Dicas para ajudar quem vai morar sozinho (e longe dos pais)
![]() |
Reprodução/We Heart It |
Eu passei por isso e há 2 anos moro sozinha. Nesses 2 anos, muita coisa aconteceu, eu vivi muitas coisas e aprendi muitas coisas, e pensando em ajudar quem vai viver isso agora (seja por vestibular, por vontade própria ou por outro motivo), eu vou dar dicas para ajudar quem vai morar sozinho.
| SAUDADE
A primeira coisa que as pessoas SEMPRE me perguntam quando me encontram é: como você lida com a saudade de casa, dos seus pais e dos seus amigos?Não existe uma fórmula mágica que consiga sumir com a saudade, então se você gosta da sua casa, dos seus pais, dos seus amigos, é inevitável sentir saudade. Então a minha primeira dica é: ter consciência e aceitar que você vai sentir saudade.
Tendo essa consciência e aceitando, tudo é muito mais fácil. Você pode ser a pessoa mais desapegada do mundo, mas em algum momento você vai sentir saudade e está tudo bem, é normal e completamente compreensível. Você viveu muitos anos com aquelas pessoas, você só tem a experiência de ter vivido com eles, então é normal sentir falta - mas isso não quer dizer que vai ser sempre assim. Chega um momento que você se acostuma e não sente mais saudade (isso, é claro, assumindo que você gosta de morar sozinho).
A minha segunda dica: é procurar não mudar a sua rotina em relação aos seus pais. Por exemplo, se você sentava todos os dias com seus pais para contar como foi o seu dia, continue fazendo isso. Ligue para eles na hora do almoço ou à noite e conte como foi o seu dia. Isso vai ajudar a amenizar tanto a sua saudade como a dos seus pais, porque, acredite, eles também sofrem muito. Fazendo isso, seus pais vão sentir que ainda fazem parte da sua vida e isso é extremamente importante para eles. O mesmo serve para amigos e namorado.
Procure achar maneiras de ficar próximo das pessoas que você ama, drible a distância.
| RESPONSABILIDADE
A partir do momento que você passa a morar sozinho toda a sua vida muda, porque muitas responsabilidades novas surgem e junto com essas responsabilidades vem a pressão, a ansiedade, a solidão, a sensação de vazio, a vontade de desistir de tudo; então, pela sua saúde mental, DESABAFE.Você pode ser a pessoa mais fechada do mundo, mas vai chegar um momento que até você, sr. fechado, vai querer desabafar. É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, é muita coisa para cuidar e administrar sozinho, então para você não surtar, você desabafa. A vida de quem mora sozinho é muito intensa, temos que lidar com muitos sentimentos ao mesmo tempo.
Nada como desabafar, dar uma surtadinha e voltar a viver, pleno, como se nada tivesse acontecido.
| ADAPTAÇÃO
A parte mais difícil de morar sozinho é se adaptar a sua nova realidade. Algumas pessoas têm mais facilidades que outras, então a minha dica de ouro para se adaptar rapidamente em uma cidade nova é: encontrar um hobby.Se você já tem um hobby, como fotografar, por exemplo, saia andando pela cidade nova para fotografar. Encontre lugares que você goste e se sinta bem na cidade nova, lugares para chamar de "seu".
Caso você não tenha um hobby ainda, que tal experimentar algo novo? Comece a praticar esportes, estudar uma língua estrangeira, caminhar pelo parque bonito da cidade, faça coisas para se distrair.
| ESCOLHA DO APARTAMENTO/CASA
Esse tópico é um tópico que acho de extrema importância dar dicas. Procurar casa/apartamento é um processo, geralmente, demorado e não tão simples, então quanto menos dor de cabeça tivermos, melhor.Se você vai ALUGAR um apartamento ou uma casa, fique atento ao tempo mínimo de aluguel que consta no contrato. Mesmo que você tenha gostado muito do local, tente alugar por menos tempo que você conseguir, por um motivo bem simples: você não sabe se o local é realmente bom para morar e você não conhece a vizinhança. Vai que o local é tudo de bom, mas tem uma casa de shows ao lado, por exemplo. Por quanto tempo você vai aguentar a barulheira? Ou vai que o problema é um vizinho chato. Isso você só vai saber morando lá, então é preferível ficar pouco tempo para ver se gosta e aí renovar o contrato à alugar por muito tempo e ficar sofrendo por problemas.
Lembre-se: se o apartamento/casa está para alugar, é porque o dono não quis ficar ali. Mas por que o dono não quis ficar ali? Pensa nisso.
Essas foram as minhas dicas para quem vai morar sozinho. Espero tê-los ajudado. Qualquer dúvida, só deixar nos comentários que eu responderei com o maior prazer!
Comentários
Postar um comentário