A minha relação com o dinheiro
Desde bem novinha (3 anos, para ser mais exata) ganho mesada dos meus pais. Meus pais sempre acharam importante que eu e minha irmã tivéssemos contato com dinheiro desde cedo, para sabermos lidar e administrar nosso dinheiro. Então, por ser acostumada a ganhar mesada e por ser, naturalmente, uma pessoa muito independente, sempre que eu queria alguma coisa, eu juntava o meu dinheiro para poder comprar essa coisa sem precisar pedir para os meus pais. Eu sempre odiei ter que pedir para os meus pais comprarem as coisas para mim.
E bem, sempre funcionou. Eu sempre fui muito disciplinada por ser determinada. Se eu queria alguma coisa, eu focava naquela coisa e juntava dinheiro o tempo que fosse necessário para conseguir comprar. Um exemplo foi quando eu era criança e queria muito a casa da Barbie, eu juntei dinheiro e no meu aniversário de 9 anos comprei a casa (que custava 300 reias na época).
Quando eu digo que eu juntava dinheiro, eu quero dizer que eu guardava toda a mesa que eu recebia, juntava moedinhas, negociava serviço com meus pais (eu lavava o carro deles e eles me davam 20 reais) e sempre bolava um jeito de ganhar dinheiro. Como eu tinha um objetivo (comprar o objeto x), eu não gastava 1 centavo que fosse, eu juntava absolutamente tudo que eu ganhava; o problema disso foi que, conforme os anos foram passando, eu não consegui me livrar desse vício de guardar dinheiro e isso acabou se tornando uma coisa não saudável.
"Não saudável", porque eu cheguei ao ponto de não gastar com absolutamente nada (por não ter vontade de comprar nada) e quando gasto, fico me sentindo mal depois.
No meu último aniversário, por exemplo, eu decidi me dar de presente uma placa decorativa que custou 24 reais. Eu fiquei mais de ano decidindo se eu comprava ou não aquela placa, porque eu não queria gastar 24 anos. Repito, 24 reais. Eu tinha aproximadamente 3 mil reais na minha conta, aqueles 24 reais não fariam falta para mim, mas não, eu me recusava a gastar 24 reais.
Depois que gastei esses 24 reais e fiquei me sentindo mal, comecei a me questionar sobre um monte de coisas e eu percebi que a minha ânsia por ter cada vez mais dinheiro estava me fazendo mal e foi aí que eu decidi mudar. O primeiro passo que eu dei para mudar isso foi decidir ter uma despesa fixa: comprar 1 livro por mês.
A minha ideia é, aos poucos, conseguir comprar coisas para mim sem que eu me sinta mal e, também, ajudar o mercado de livros que anda bem em baixa no Brasil. As duas maiores livrarias do país estão para fechar, porque as pessoas não compram mais livros e isso é preocupante. Como as pessoas estudam e aprendem em um país sem livraria?
Livros também são investimentos, então acredito que investindo em livros, conseguirei fazer essa transição na minha vida financeira sem sentir um impacto tão grande logo de cara.
Comentários
Postar um comentário