MORANDO EM CUIABÁ: O que fazer em Cuiabá (MT)? Guia completo da capital mato-grossense! #2

Dona de um dos maiores PIBs do Brasil e carregando o título de maior produtora de soja do mundo, Mato Grosso ocupa a 10ª posição no ranking nacional de melhores estados para se morar.

Com aproximadamente 608mil habitantes, Cuiabá é a capital do estado do Mato Grosso. Apesar de não ser muito conhecida, Cuiabá é uma cidade dona de uma cultura riquíssima e é uma das capitais com a vida noturna mais agitadas do país!

Lotada de bares e gente bonita, Cuiabá é uma cidade que possui opções de lazer de domingo à domingo, opções essas que variam de bares e restaurantes à passeios em parques.

Vai para Cuiabá e não sabe o que fazer lá? Aqui estão 15 sugestões do que fazer na capital mato-grossense.


- Andar de patins ou bicicleta na Arena Pantanal


Reprodução/brasil.gov.br
Reformado para a Copa do mundo de 2014, a Arena Pantanal tornou-se um destino popular dos cuiabanos quando passou a disponibilizar patins e bicicletas para aluguel. Além dos patins e das bicicletas, há também barracas de comida e bebida ao redor da arena, além, é claro, dos tradicionais barzinhos cuiabanos.


- Orla do Porto


Reprodução/O livre
Créditos na foto
A Orla do Porto é uma área às margens do rio Cuiabá, o rio que corta a cidade, bem no limite do tradicional bairro cuiabano "Porto", daí o nome "Orla do Porto".
Graças à uma revitalização feita nessa região (era para ter sido entregue na Copa de 2014, mas foi entregue só em 2016), essa região hoje é mais um point da capital cuiabana.

Antes dessa revitalização, essa região era ocupada por drogados, sem teto e bandidos, fazendo com que essa área fosse bem perigosa. Hoje em dia, por causa da revitalização, a Orla do Porto é uma área super tranquila, segura e acessível. Há policiamento durante à noite, o que torna super tranquilo a visita à essa região.

Na orla, há restaurantes e bares, além de brinquedos para crianças (motos elétricas, pula-pula, bicicletas, porém é tudo pago).

O único ponto ruim dessa obra de revitalização foi que perdemos o Aquário Municipal. No projeto de revitalização da orla, estava incluída a reforma do aquário municipal, mas, infelizmente, a obra do aquário ficou parada (e continua até hoje, 2019).


- Comer em algum restaurante da Praça Popular


Reprodução/Google
Quer comer bem, ver gente bonita e ver onde a High Society de Cuiabá frequenta e ostenta seus carrões? A Praça Popular é o lugar certo! De popular ela só tem o nome, porque a clientela é ó $$$. Muitos milhões por metro quadrado.


- Zoológico


Reprodução/24 horas news
Reprodução/Megattur
O zoológico de Cuiabá é um dos zoológicos com maior diversidade de animais do Brasil! O destaque são as onças (pardas, pintadas), muito comum no estado por causa do Pantanal. Vale muito o passeio, as crianças ficam encantadas!

A entrada é franca.


- Andar de tirolesa ou pedalinho no Parque tia Nair


Reprodução/Flickr
Além das opções de tirolesa e pedalinho, o parque conta com brinquedos para crianças e parque de alimentação (além, é claro, de banheiros).

Ah, as capivaras andando livremente pelo parque é uma das atrações também. Um show a parte.


- Fazer compras ou ir ao cinema em um dos 4 shoppings da cidade


Reprodução/Google
Shopping 3 Américas, Shopping Pantanal, Shopping Goiabeiras e Shopping Estação Cuiabá são as 4 opções de shopping da cidade.

O Shopping 3 Américas é o shopping mais popular ($), seguido pelo Pantanal ($$). O Shopping Estação Cuiabá é um intermediário ($$$) e o Shopping Goiabeiras é o shopping da elite ($$$$).


- Andar de kart


Reprodução/Conhecendo MT
Hoje em dia o Kart Club Cuiabá não está mais tão bem conservado, mas ainda assim, eu recomendo. Acho que vale muito a pena passar parte do seu dia lá.


- Comer em um dos vários food parks espalhados pela cidade


Reprodução/ Destemperados
A última moda de Cuiabá são os food parks, que nada mais são que praças de alimentação abertas com restaurantes em containers. O legal desses food parks é que tem opções de comida para todos os gostos, então todo mundo saí feliz.

Caso for procurar endereço na internet, procure por "bonanza" ou "arena food park" (são dois diferentes. Tem mais food parks espalhados pela cidade é só procurar o mais perto de você).


- Comer comida típica cuiabana na Peixaria Popular, no Choppão ou no Okada


Reprodução/Midia News
Esses três restaurantes são os melhores restaurantes de comida típica cuiabana que existem em Cuiabá (o Choppão e a Peixaria Popular são os restaurantes mais antigos de Cuiabá). Vale muito a pena conhecer os três, ou pelo menos um deles. Fico com água na boca só de lembrar da comida.

Info importante: os três restaurantes não são baratos, a comida varia de 80 reais para cima. Com 200 reais 4 pessoas comem bem em qualquer um desses 3 restaurantes. Se você for sozinho, talvez não valha a pena comer nesses restaurantes porque vem muita comida e o preço é meio salgadinho, mas em termos de qualidade, são os melhores de Cuiabá.


- Conhecer o artesanato local na Casa do Artesão

Reprodução/Google
Se você gosta de artesanato local, esse é o lugar certo para você. A Casa do Artesão é um ótimo lugar para comprar lembranças (souvenirs) de Cuiabá.



- Fazer caminhada em um dos vários parques da cidade 

Parque Mãe Bonifácia - Reprodução/Transamerica
Temos o parque Tia Nair, Parque das Águas, Parque Mãe Bonifácia e Parque Okamura. É só escolher um.

Todos os parques são seguros, porém se você estiver sozinho (e for MULHER), não recomendo ir ao Parque Mãe Bonifácia, nem ao Parque Okamura, porque ambos os parques possuem muitas árvores e muita vegetação, e como as trilhas são isoladas acaba sendo meio perigoso. Não é comum acontecer coisas, mas é melhor não arriscar.


- Ir à feirinha que tem toda quinta-feira no Sesc Arsenal


Reprodução/Trip Advisor
Reprodução/RD News
O Sesc Arsenal por si só já é um ponto turístico, conhecer a feirinha que tem toda quinta-feira lá é só juntar o útil ao agradável.

O Sesc Arsenal é um antigo estabelecimento militar onde eram fabricadas, reparadas e armazenadas armas de guerra no século XIX. Atualmente, o estabelecimento é usado como museu (há tanques de guerra expostos) e como centro cultural.

A entrada é franca.


- Jogar boliche no Shopping 3 Américas



Inaugurado recentemente, o boliche do Shopping 3 Américas é outra ótima opção de lazer em Cuiabá.

A pista custa 70 reais a hora (35 meia hora) e até 6 pessoas podem jogar em 1 pista. O boliche tem cardápio de comida e bebidas, então se você quiser, pode comer enquanto joga.



+ PLUS: Indo um pouquinho mais longe, saindo do eixo Cuiabá temos: 

a) Pantanal.



O Sesc Pantanal é uma boa opção para quem quer fazer turismo no Pantanal mato-grossense.


b) Malaí resort, no Lago Manso.



Localizado há 100km de Cuiabá, o Malaí Manso resort é um resort de luxo às margens do Lago do Manso. Sua infraestrutura é de primeiro mundo e impressiona a todos.

Se você tiver disponibilidade de tempo, vale a pena conhecer também. Porém se programe, o resort tem sido muito procurado, então faça sua reserva com antecedência!


Essas foram as minhas dicas do que fazer em Cuiabá. Se você tive alguma outra sugestão, deixa nos comentários! Espero tê-los ajudado com as minhas dicas.

Comentários

Postagens mais visitadas