CASA COR MT 2018: o regionalismo está em alta
No shopping Estação Cuiabá, em Cuiabá, está acontecendo a CASA COR MT 2018, e diferentemente da CASA COR MT 2016, a mostra desse ano pareceu seguir seu próprio conceito ao invés de seguir as tendências mundiais de decoração, e por esse motivo eu gostei tanto.
Como eu já tinha comentado em outros posts, as últimas edições da CASA COR, seja em São Paulo, seja no Mato Grosso, seja em qualquer lugar, estavam todas muito iguais, era tudo muito do mesmo, então quando fui à CASA COR RS desse ano, fiquei encantada porque vi que os arquitetos gaúchos seguiram um estilo próprio, inovaram, não fizeram mais um do mesmo. O mesmo posso dizer dos arquitetos e designers mato-grossenses que expuseram na CASA COR MT 2018. Eles inovaram, eles foram autênticos. E o mais legal de tudo foi ver como essa autenticidade apareceu: através do regionalismo.
Mato Grosso é um estado com uma cultura muito rica, que infelizmente não é valorizada, por isso fiquei muito feliz ao ver a cultura mato-grossense sendo representada na CASA COR, que é uma mostra tão importante e tão influenciadora. Espero que com essa mostra, a cultura do meu estado seja mais difundida e mais valorizada.
![]() |
Quadro de índios, uma característica muito marcante do povo mato-grossense. |
O povo mato-grossense surgiu da miscigenação entre índios, negros e brancos, e essa mistura é perceptível na fisionomia do povo, nas danças tradicionais, na culinária, nas músicas e no folclore.
Por ser um estado com muitas oportunidades, pessoas do Brasil inteiro vem para o estado em busca de melhores condições de vida e, aqui, encontram um povo alegre, receptivo, sempre disposto a ajudar.
Mato-grossense, diferente de alguns povos, quando vê que alguém de fora veio para o nosso estado e conseguiu emprego, não pensa "essas pessoas estão roubando emprego dos mato-grossense", mato-grossense pensa "que legal que ele está tendo a oportunidade de ter uma vida melhor aqui". Mato-grossense é um povo que fica feliz pela conquista do outro.
![]() |
Eu ainda ganhei um vasinho de barro no ambiente de um dos arquitetos que estavam expondo (Marlom Aguiar)! Vaso de barro é uma coisa muito tradicional do artesanato mato-grossense também. |
Fiquei muito feliz e orgulhosa ao ver a cultura do meu estado sendo mostrada para o mundo. Espero que essa mostra seja só o ponta pé inicial para a valorização da cultura tão rica e bonita do meu estado.
A CASA COR MT 2018 está acontecendo no shopping Estação Cuiabá. A mostra vai até dia 16/12. O ingresso custa R$40 a inteira e R$20 reais a meia entrada.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
terça à sábado: 14h às 22h
domingos e feriados: 12h às 20h
Comentários
Postar um comentário