Significado de cada elemento da bandeira do Brasil


Esse post é só uma curiosidade: você sabe o que significa cada elemento da bandeira do Brasil? Sim? Não? Pois bem, agora saberá!

Criado por Raimundo Teixeira Mendes, com a colaboração de Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Villares, em 19 de novembro de 1889 o Brasil aderiu oficialmente a bandeira que conhecemos como a bandeira oficial do Brasil, substituindo a bandeira do Império do Brasil.

Reprodução/Google
O verde da bandeira representa as matas e a fauna do Brasil. O amarelo, representa o ouro. O azul, as bacias hidrográficas. As estrelas, cada estado do Brasil (incluindo o Distrito Federal). O logo "Ordem e Progresso" foi inspirado no lema de Auguste Comte: "Amor por princípio, Ordem por base e Progresso por fim".

Reprodução/Unipacs
Mapa dos estados agrupados segundo suas representações em constelações da bandeira 

CURIOSIDADE:
A polêmica envolta da confecção da bandeira

Desde sua adoção pelo governo provisório em 1889, a então nova bandeira do Brasil recebeu críticas e suscitou polêmicas na imprensa diária, em livros e na tribuna parlamentar, seja por sua estética, seja por sua dificuldade de reprodução fiel. Outro ponto polêmico é o lema "Ordem e Progresso", assumidamente inspirado no positivismo*, que chegou a ser retirado da bandeira em outras sugestões de bandeira oficial; porém, todas foram negadas.

Segundo José Feliciano, que defende os dizeres, o lema simboliza os elementos dominantes na ocasião da proclamação da República, isto é, o positivismo. No entanto, o lema acabou por desagradar vários brasileiros, levando, até mesmo, ao uso de outras bandeiras que não a oficial durante os primeiros anos da República.



*Positivismo: defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas, somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comportada através de métodos científicos válidos. Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados às crenças, superstições ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

Comentários

Postagens mais visitadas