RESENHA: Eu fui a espiã que amou o comandante, de Marita Lorenz
Desde que descobri a existência desse livro fiquei namorando-o, desejando compra-lo, mas por falta de tempo e por não gostar de comprar coisas pela internet, fui adiando essa compra. Adiei por mais de 1 ano, até um dia acordar determinada e decidir compra-lo - e que boa compra!
Eu achei o livro realmente muito bom, com uma escrita muito clara e objetiva que, ao contrário de muitos livros "documentários", não é cansativo de ler, pelo contrário, é envolvente; porém, fui pega de surpresa quando percebi que o livro se tratava de uma biografia completa da vida de Marita Lorenz, a alemanita de Fidel Castro, a sua amante, a mulher recrutada pelo FBI e treinada pela CIA para matar Fidel Castro - não o fez, por ser apaixonada por ele.
Eu tinha a imagem errada do livro, achava que ele falava exclusiva e detalhadamente do seu relacionamento com o líder cubano (o título do livro ajuda a dar essa ideia), mas não, fala sobre toda a vida de Marita Lorenz, desde o seu nascimento até o mais perto dos dias atuais. Não que isso faça com que o livro perca qualidade, pelo contrário, o livro sobe para outro patamar, torna-se mais "intelectual", por assim dizer, justamente por não focar somente no seu relacionamento com Fidel. O livro abrange acontecimentos à nível mundial, como a ditadura de Fidel, a ditadura venezuelana, como a CIA e o FBI funcionam intimamente, o que acontece quando não se faz o que o FBI/a CIA quer, o que acontece quando se envolve com ditadores; o que me fez ter a visão "do outro lado da história", a visão na maioria das vezes não contada, já que as pessoas do outro lado (ditadores) são julgadas como pessoas sádicas, malvadas e cruéis, e não possuem a oportunidade de contar o seu lado da história.
Por ter vivido muitos acontecimentos que estudamos nas aulas de história, como a II Guerra Mundial, a Guerra Fria, a Revolução Cubana, a ditadura venezuelana, o assassinato de John F. Kennedy, Marita Lorenz conta o que vivenciou e percebemos que muito do que "sabemos" sobre esses acontecimentos é mentira. Muita coisa é inventada pelos EUA e é vendido para o resto do mundo, para que o mundo tome as atitudes que os EUA querem, e assim eles continuam a dominar o mundo (muitas vezes sem que percebamos).
Claro, que por ter tido um envolvimento amoroso e sentimental com Fidel Castro e Marcos Pérez Jiménez (ex-presidente venezuelano), a versão contata por Marita tende a ser contra os EUA e a favor dos ditadores, e justamente por isso o livro é tão interessante. Podemos ouvir a versão contata por pessoas contra e a favor desses ditadores, e, dessa forma, analisa-los de forma mais racional. Ambos os lados tentam nos convencer de algo (EUA: eles são vilões. MARITA: eles são pessoas boas) e cabe ao leitor, no seu conhecimento e pensamento particular, decidir o que ele pensa.
Em termos gerais, acho que o único ponto que faltou no livro, na minha opinião, foi mais detalhes da relação com Fidel Castro. Apesar de bem detalhado, são apenas 2 capítulos inteiros falados da relação com Fidel. Ao longo do livro, esse tópico é retomado por causa de outros acontecimentos, mas só por causa desses acontecimentos que ele é retomado, senão seria esquecido. Então, por isso, acho que o livro ficou devendo um pouco nesse quesito - até porque foi por esse motivo que comprei esse livro, porque eu queria saber mais a fundo da história de amor de Marita Lorenz e Fidel Castro.
Depois de terminar de ler o livro, tive um momento de introspeção, eu queria digerir tudo o que tinha lido e fiquei me questionando o porquê de absolutamente TUDO na vida de Marita dar errado. Sou espirita e pretendo ter uma discussão com a minha família sobre isso, na visão espírita. Essa mulher sofreu demais, TUDO na vida dela dá errado, ela viveu coisas muitas vezes difíceis de acreditar que aconteceram, de tão absurdas, ela não teve um momento de sossego em toda a vida.
Recomendo muito a leitura desse livro se:
- você quer saber mais sobre Fidel Castro
- você quer saber mais sobre a sujeira que é o FBI e a CIA (como recrutam, como funcionam as operações, o que eles fazem caso você não cumpra com o que foi designado a você fazer)
- você quer saber mais sobre como, de fato, vivem mulheres que se envolvem com ditadores, sem romantizações
- você gosta de ler livros com pano de fundo histórico
- você gosta de ler livros documentário
- ou se você só gosta de ler mesmo
Nota geral 5/5.
Comentários
Postar um comentário