MORANDO EM PORTO ALEGRE: Como é o frio de Porto Alegre? #7


Desde o processo de mudança para Porto Alegre, a frase que eu mais ouvi foi "você vai sofrer muito no frio de Porto Alegre", mas eu nunca dei bola, porque eu morava em São Paulo e lá eu peguei muito frio, porém quando eu falava isso, as pessoas me olhavam com deboche, com cara de quem dizia "você não sabe o que está falando, espera só pra ver"; e bom, 5 meses já se passaram, o inverno já começou e agora eu posso falar com propriedade do frio de Porto Alegre.

Porto Alegre é SIM uma cidade fria, porém, ao contrário de São Paulo, aqui a amplitude térmica é MUITO grande - amanhece 5ºC, na hora do almoço faz 12ºC, no meio da tarde faz 26ºC e à noite a temperatura cai para 7ºC, o que resulta no "efeito cebola", como eles chamam aqui; que é quando você vai tirando as várias camadas de roupa ao longo do dia, como se estivesse descascando uma cebola, daí a referência -. E o outro ponto que difere de São Paulo, é que aqui há uma "pausa" no meio do frio: faz 5 dias de frio muito intenso (5/6ºC) e 2 dias de calor (26/27ºC). É bizarro! Do mesmo jeito que do nada esfria MUITO, do nada esquenta MUITO; e isso acaba com o meu corpo, que não está acostumado com essa mudança de temperatura tão brusca.

Apesar do meu corpo sofrer bastante com essa mudança tão brusca de temperatura, eu gosto de como isso funciona, porque como o frio daqui é muito intenso, é gostoso ter uns dias de calorzinho para "me recuperar" e matar a saudade do sol.

Outra coisa bem interessante e que difere de São Paulo também, é que aqui sempre que fica frio a cidade fica encoberta por neblina, e a neblina não fica só no alto! Muitas vezes eu acho que meus olhos estão embaçando por causa do frio, mas aí eu descubro que é neblina mesmo e eu fico pensando: "que coisa louca".

Bem, então, no geral, tenho achado o frio daqui bem intenso, mas suportável. Apesar de já ter pego 3ºC, fiquei super tranquila, não passei frio, nem mal por causa do frio, as minhas roupas estão dando conta do recado.


P.S. Acho importante dizer que esse ano foi um ano atípico em Porto Alegre, fazia 5 anos que não fazia um frio tão intenso como foi o desse ano. Tudo culpa minha, foi só eu vir pra cá que a cidade castigou com o frio.



ATUALIZAÇÃO 11/11/18
 Já estamos em novembro e frio não existe mais.

Setembro foi o mês de transição, foi quando o calor foi chegando de mansinho, aos poucos. A temperatura ficava entre 17 e 20ºC. Com essa temperatura, eu já usava saia, porque não sentia mais necessidade de usar calça, porém o casaco ainda não era dispensado.

Outubro já foi um mês mais quente que setembro, com temperaturas raramente ficando na casa dos 20ºC, era sempre 21º pra cima, o que é calor. Eu já não usava mais calça nem casaco. Casaco era realmente só em um dia atípico. 

Pessoas que moram em cidades quentes vão falar que 21ºC ainda é frio, mas para quem mora em cidades frias, como Porto Alegre e Curitiba, 21ºC é calor.

Novembro foi o mês "o verão chegou" e não há mais resquícios de inverno. Tem dias que as temperaturas chegam tranquilamente a 28ºC, o que é MUITO quente.
*Temos que lembrar que no inverno vivíamos entre 6 e 11ºC, então pegar 28º é MUITA diferença, o corpo estranha mesmo todo esse calor.

A tendência daqui para frente é só esquentar mais, porque o verão vai chegar oficialmente e aí sim as temperaturas vão subir. Dizem que no verão as temperaturas chegam tranquilamente a 34ºC.

Realmente, eu lembro que em março, quando cheguei em Porto Alegre, as temperaturas estavam acima de 30ºC e olha que já era finalzinho do verão.

Comentários

Postagens mais visitadas