#DiárioDaFaculdade: 7 motivos para NÃO fazer faculdade de arquitetura e urbanismo #9


Arquitetura e Urbanismo (sempre esquecido) é um curso que nos últimos anos vem ganhando bastante visibilidade, admiração e respeito ao redor do mundo.

Sendo visto como um bom curso, essa profissão tem um leque de possibilidades de empregos muito amplo, sendo possível trabalhar em diversas áreas, com diversos profissionais (engenheiros, designers, funcionários públicos), por isso, e por outros motivos, tem despertado o interesse e a curiosidade de muitas pessoas.

Porém, nem tudo são flores, nem tudo é bom, e eu acho muito importante que o estudante que pretende cursar Arquitetura e Urbanismo saiba disso antes de entrar na faculdade. Aqui estão 7 motivos para NÃO fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo.


1) Curso muito difícil.
Eu sei que para algumas pessoas isso pode não significar nada, assim como para mim não significava quando as pessoas me falavam isso antes de eu começar a faculdade, mas SIM, isso é uma coisa muito importante de se falar.
Se você é uma pessoa que não gosta de estudar, que não gosta de fazer muitos trabalhos, que não gosta de pensar, que não gosta de ser desafiado, que só quer pensar na faculdade no horário da aula, desista, arquitetura NÃO é para você.


2) Muitos trabalhos para fazer.
Esse tópico é um elemento do tópico anterior, só que mais detalhado.
Arquitetura e Urbanismo é um curso que é muito puxado por causa da quantidade de trabalhos que os estudantes têm que fazer no pós-aula. O estudante de arquitetura só vai aprender colocando a mão na massa, porque o conhecimento adquirido no curso não é teórico, como jornalismo, por exemplo, o conhecimento é prático. Só colocando a mão na massa, só fazendo obras e vendo o que dá errado, que aprenderemos.
Então, de novo, se você só quer pensar na faculdade no horário da aula, é melhor desistir, arquitetura não é para você.


3) Tem relativamente bastante cálculo.
Mais um motivo que torna o curso difícil.
Arquitetura tem relativamente bastante cálculo. O "relativamente" significa que tem mais cálculo que cursos de humanas e biológicas, como direito, medicina e odontologia, por exemplo, porém, tem bem menos cálculo que cursos de exatas, como engenharias, física e matemática.
Assim como não se compara à quantidade de cálculos de cursos de humanas, que dificilmente tem algum cálculo, não se compara à quantidade de cálculos de cursos de exatas, que SÓ tem cálculos. Arquitetura é um meio termo.


4) É muito cansativo e estressante fazer projetos.
Isso é mais uma coisa que eu acho muito importante dizer, porque antes de eu entrar no curso eu não tinha noção de que seria tão cansativo e tão estressante.
É cansativo, porque são muitos trabalhos para fazer.
É estressante, porque os muitos trabalhos têm que ser feitos em grupo, e trabalho em grupo só serve para causar brigas e acabar com amizades. Não dá. Lidar com ser humano é difícil, porque as pessoas pensam de maneira diferentes, as pessoas têm gostos diferentes, e se você não souber ceder quando necessário, vai dar briga. Todo mundo tem que ceder em algum momento, não dá para tudo ser sempre do seu jeito.
Talvez se os trabalhos fossem individuais, não seria tão estressante, mas com certeza seria muito mais cansativo, já que trabalho individual é tudo por sua conta, não tem divisão de função, como tem em trabalho em grupo. E parando para pensar nisso, talvez fazer tudo sozinho acabe sendo super estressante, porque é muita coisa para fazer sozinho. Então, acho que vai de cada um mesmo, depende do trabalho e do grupo.


5) Tem que fazer muitas maquete ao longo do curso.
Esse é um tópico que só quem faz arquitetura vai entender.
Antes de começar o curso, você pode achar que gosta de fazer maquete, mas depois que você começar, você vai ver que NÃO, você NÃO gosta de fazer maquete. Ninguém gosta de fazer maquete. Maquete é uma coisa chata, cansativa, estressante, que demanda muito tempo e atenção, e que provoca muita discórdia.
Se você faz arquitetura e nunca pensou em desistir do curso enquanto estava fazendo uma maquete, você está fazendo o curso errado.
Já estou avisando porque né, é bom já ir se preparando, não ir criando muitas expectativas, para não se decepcionar.


6) Tem que estudar muito.
Justamente por ser um curso muito difícil, você vai ter que estudar muito. Não adianta, mesmo que você seja a melhor pessoa em cálculo, você vai ter que estudar. Não tem como aprender topografia, cálculo de dilatação, cálculo de resistência, cálculo de acústica, cálculo de estrutura, sem estudar.
Por isso volto naquela questão que já falei, se você só quer pensar na faculdade quando estiver na aula, desista, que arquitetura não é para você.


7) Exige dedicação em tempo integral.
Por causa de todos os tópicos que já citei aqui (muitos trabalhos para fazer, muito cálculo para treinar, muita coisa para estudar), arquitetura é um curso que exige dedicação em tempo integral. É muita coisa para fazer em pouco tempo, então você NUNCA vai chegar em casa, depois da aula, e vai assistir Netflix ou vai à barzinhos depois da aula. Estudante de arquitetura e urbanismo SEMPRE tem alguma coisa para fazer, ele nunca vai ficar à toa na vida - nem mesmo nas férias. Férias é o período que o estudante de arquitetura vai correr atrás de tudo o que ele aprendeu mais ou menos no semestre, e vai realmente aprender para ficar craque. Férias é o período de aprimorar o que você já sabe. Férias é o período de ir atrás de conhecimento extra.



Então, basicamente, o que estou dizendo é que: se você é uma pessoa que não quer ter trabalhos pós-aula, desista de arquitetura, porque o que mais tem é trabalho pós-aula.

Você NUNCA vai ficar à toa na vida, você vai passar muitas noites em claro para terminar projetos, você vai pensar em desistir do curso muitas vezes ao longo da sua formação (você vai se questionar se é isso que realmente quer), você vai querer matar algumas pessoas, você vai chorar, você vai se estressar, você vai ter que deixar de sair para fazer coisas da faculdade, você vai brigar com amigos por causa de pensamentos diferentes, tudo isso para, no final, você sair um profissional que vai trabalhar com o sonho das pessoas, porque ter uma casa é a realização de um sonho, então só faça se for por amor. 


#ArqSofrimento 

Comentários

Postagens mais visitadas