#DiárioDaFaculdade: ASK ARQUITETURA: Tem que saber desenhar para fazer arquitetura? Tem muito cálculo? Qual a diferença entre arquiteto e engenheiro civil? #8


Semana passada, as minhas aulas do 2º semestre na faculdade começaram e agora eu sinto que posso falar com mais propriedade da faculdade, e até mesmo responder as principais perguntas que as pessoas fazem acerca da faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Antes de tudo, eu queria deixar claro que estou respondendo com base na faculdade que EU estudo e com base na MINHA experiência.

Sempre que falamos do curso de arquitetura, as pessoas simplesmente esquecem do urbanismo, por achar que arquitetura é só desenhar casa, mas NÃO, arquitetura é muito mais que isso; e o urbanismo é uma parte muito importante dentro da arquitetura, eu diria até que é a parte mais importante.

Deixe-me explicar, urbanismo trabalha com a distribuição e organização da cidade, então se uma cidade sofre com problemas de congestionamentos, por exemplo, é porque a parte urbanística não foi levada em consideração na hora construir. As pessoas não podem simplesmente sair construindo sem fazer um estudo preliminar da região, porque esse estudo que vai nos dizer se aquela região é apropriada para o que se tem em mente e vai nos apontar os possíveis impactos e problemas que aquela construção pode causar naquela região.

Portanto, não desprezem o urbanismo, porque se as nossas cidades hoje em dia têm os problemas que tem, é porque o urbanismo não foi levado em conta. Talvez se ele tivesse sido levado em consideração, muitos dos problemas não existiriam - mas nem tudo está perdido. Atitudes simples, como plantar mais árvores na cidade, podem resolver (ou diminuir) os problemas nas cidades.

Agora que já defendi o urbanismo, é hora de falar de arquitetura, a irmã popular.

100% das pessoas que se interessam por arquitetura e já pensaram em fazer o curso, procuraram saber 3 coisas específicas sobre o curso de arquitetura: 1) Tem que saber desenhar para fazer arquitetura? 2) Tem muito cálculo? 3) Qual a diferença entre arquiteto e engenheiro civil?

Na internet as respostas são muito vagas e imprecisas, então, depois de procurar essas coisas na internet, acabamos ficando mais confusos que já estávamos. Pensando na dificuldade que eu tive de achar essas respostas antes de entrar no curso, responderei aqui como é DE FATO essas questões no curso de arquitetura.

Só lembrando, como falei no início do post, estou respondendo de acordo com a MINHA faculdade e a MINHA experiência. O que isso quer dizer? Quer dizer que não é verdade universal, quer dizer que na faculdade que você estuda ou quer estudar a dinâmica pode ser diferente, portanto filtrem o que vão ler para se encaixar na SUA realidade.

Bem, antes de responder as 3 principais perguntas a cerca do curso de arquitetura, uma coisa tem que ser levada em consideração: qual o foco da faculdade que você vai estudar? O foco é a parte artística, como a Belas Artes, em São Paulo, ou a parte construtiva, como a PUCRS, em Porto Alegre? Conforme o foco, a resposta das 3 perguntinhas vai mudar COMPLETAMENTE, por isso é muito importante saber o foco de onde você vai estudar (e antes de escolher a faculdade, EU acho importante VOCÊ saber para qual lado quer ir [o lado artístico ou o lado construtivo] porque isso vai influenciar diretamente na sua satisfação com o curso. Se você prefere o lado artístico e estuda em uma universidade com foco no construtivo, é quase certeza que você se frustrará, a mesma coisa se for ao contrário).

Lado artístico: desenho é a parte mais explorada e mais valorizada.
Lado construtivo: desenho é só um detalhe, você não precisa dominar as técnicas, porque o mais explorado será a parte de construções (técnicas construtivas, que aborda sustentabilidade, marcenaria inteligente, luminotécnica, e afins).

Agora que você já sabe qual o foco da sua faculdade, posso responder as perguntas.

1) Tem que saber desenhar para fazer arquitetura?
A faculdade que eu estudo tem o foco na parte construtiva, então o desenho não é a parte mais importante; porém, SIM, eu tenho que ter uma noção mediana, pelo menos, de desenho, porque o desenho é importante também, apesar de não ser o principal. Então não pense que só porque o foco da faculdade é a parte construtiva que não vai ter desenho, vai ter SIM, só não vai ser a parte mais importante - e saibam que tem gente que reprova em matérias de desenho, então não bobeiem.

Agora, se a sua faculdade for focada na parte artística, não preciso nem falar que desenho é um pré-requisito, né? Inclusive, nas faculdades com foco no lado artístico, geralmente, no vestibular tem prova de habilidades específicas e a nota de desenho geralmente é a mais importante.


2) Tem muito cálculo?
Se o foco da sua faculdade for o lado construtivo, SIM, terá muito cálculo, porque você estudará matérias que o pessoal de engenharia civil estuda, como é o meu caso. Óbvio que a complexidade dos cálculos não se compara, engenharia civil é muito mais complicado, porque aprofunda muito mais nos cálculos - e tem que ser assim, porque quem faz cálculo em obra é engenheiro civil, não arquiteto  -, mas não é nada impossível. É difícil? É. Se você tiver dificuldade com matemática vai sofrer um pouquinho, mas não é nada que dedicação e aulas de reforço não ajudem.

Agora se a sua faculdade prezar mais pelo lado artístico, saiba que ainda assim você terá cálculos, porque matemática é uma matéria obrigatória para o curso de arquitetura (assim como desenho), mas não se preocupe que serão cálculos básicos, nada muito difícil.


3) Qual a diferença entre arquiteto e engenheiro civil?
Há pessoas que dizem que a linha que separa arquiteto e engenheiro civil é muito tênue, porém eu não concordo, acho que as diferenças são bem grandes.

ARQUITETO é quem faz todos os desenhos da obra, desde a planta baixa aos móveis que ficarão dentro do edifício construído. ENGENHEIRO CIVIL é quem especifica os materiais que serão utilizados para erguer a construção e quem faz os cálculos da quantidade de materiais necessários. A escolha dos revestimentos é designação do ARQUITETO.

O ENGENHEIRO CIVIL também pode fazer a planta baixa, mas em hipótese alguma pode fazer a fachada. Ainda assim, há engenheiros que fazem a fachada e é bem fácil saber quando foi um arquiteto e quando foi um engenheiro civil que fez a fachada. O arquiteto é mais criativo, enquanto que o engenheiro é mais racional, então as fachadas deles são sempre mais quadradas e menos elaboradas.

O ARQUITETO pode construir casas, barracões, prédios residenciais e prédios comerciais, enquanto que o ENGENHEIRO CIVIL pode construir casas, barracões, prédios residenciais, prédios comerciais, pontes, ruas, avenidas e estradas. Basicamente, a diferença é que o ARQUITETO é limitado a construir casas e prédios, enquanto que o ENGENHEIRO pode construir coisas além.

Em questão de salário, acho meio complicado falar quem ganha mais, porque depende de muitas variáveis, como onde você trabalha, sua especialidade, tempo de carreira, experiência, currículo, quantas obras por mês pega, importância da obra, quem é o cliente e até mesmo a cidade que você trabalha. Se você é uma pessoa conhecida no ramo também influencia muito, então é bem complicado dizer quem ganha mais.

É isso. Espero ter sanado a dúvida de vocês. Qualquer nova dúvida, só deixar nos comentários que respondo com o maior prazer!

Comentários

Postagens mais visitadas