MORANDO EM PORTO ALEGRE: 5 coisas que eu gosto e 5 coisas que eu NÃO gosto em Porto Alegre #6
![]() |
Reprodução/Exame |
Involuntariamente, comparo Porto Alegre com São Paulo e Cuiabá, cidades que morei antes de vir para Porto Alegre, mas não é por maldade que comparo as 3 cidades. Comparo porque essa foi a forma que encontrei de ir conhecendo e entendendo melhor Porto Alegre.
Apesar de morar aqui há apenas 5 meses, acho que já conheço bastante da cidade e de sua dinâmica, por isso decidi listar 5 coisas que eu gosto e 5 coisas que eu NÃO gosto em Porto Alegre.
| 5 coisas que eu gosto
1. Pessoas.
O povo gaúcho, de uma forma geral, surpreendeu-me muito. Eu vim com a ideia de que eles seriam um povo metido a besta e frio, mas pelo contrário, eles são um povo muito simpático e caloroso, que me recebeu muito bem e faz de tudo para que eu me sinta bem em Porto Alegre. Só amor pelos gaúchos.
2. Cidade arborizada.
![]() |
Av. Carlos Gomes |
Além de visualmente ser agradável, ter muitas árvores é ótimo para o controle da temperatura da cidade, uma vez que quanto mais construções, mais cimento, mais concreto e mais calor gerado.
3. Coleta seletiva do lixo.
Eu acho incrível como a coleta seletiva do lixo funciona em Porto Alegre. Todo lixo coletado é dado para coletores cadastrados em um portal da prefeitura de Porto Alegre, que trabalham com reciclagem. Então, além de ser ecologicamente bom (o lixo é reciclado e, não, simplesmente amontoado em um terreno), a prefeitura acaba ajudando esses coletores, uma vez que ao dar esse lixo fornecem uma renda aos coletores (depois de reciclar, os produtos são vendidos), sem falar que os coletores não precisam mais ficar indo de lixeira em lixeira procurando por materiais para reciclar.
4. Pôr-do-sol do Lago Guaíba.
![]() |
Lago Guaíba |
5. Rua Padre Chagas.
A rua Padre Chagas é um local que gosto muito de andar só porque me lembra bastante a rua Oscar Freire, em São Paulo. Então, para matar um pouco a saudade de São Paulo, gosto de andar nessa região.
| 5 coisas que eu não gosto
1. Os motoristas não param na faixa de pedestre.
Parar na faixa de pedestre é um costume que não existe em Porto Alegre. Os motoristas NUNCA param para pedestre atravessar a rua e eu odeio isso, a faixa não está ali de enfeite! Esse é o tipo de coisa que eu vou sempre criticar.
2. Os motoristas sempre furam sinal.
Outra coisa que sempre me tira do sério em Porto Alegre é o fato dos motoristas sempre furarem o sinal (passar no vermelho). Isso acontece porque, para eles, amarelo é sinal para acelerar e passar antes do semáforo fechar; e, não, um sinal para reduzir a velocidade. Eu não entendo qual a dificuldade em só respeitar as regras.
Eu não gosto do trânsito de Porto Alegre, de uma forma geral.
3. Amplitude térmica muito grande.
![]() |
Temperatura mínima: 9ºC / Temperatura máxima: 23ºC |
4. Aeroporto.
O aeroporto de Porto Alegre me estressa, porque ele é pequeno e não tem cadeiras suficientes para todos os passageiros sentarem na sala de espera, então SEMPRE fica um monte de gente em pé por não ter onde sentar. Isso me estressa porque tem vezes que eu sou a pessoa que não consegue cadeira para sentar, e quando a situação inverte e eu consigo cadeira, tenho que aguentar pessoas em cima de mim só de olho se vou levantar da cadeira, e isso é uma coisa que me irrita MUITO, porque essas pessoas ficam fazendo pressão para eu levantar.
A infraero precisa urgentemente fazer alguma coisa.
5. Tudo aqui é mais caro que em outros estados do Brasil.
![]() |
Zaffari (mercado) da Av. Ipiranga |
BÔNUS:
Outra coisa em Porto Alegre que eu NÃO gosto é a distribuição da cidade. Tudo aqui é muito longe, o que me obriga a necessariamente ter um automóvel para poder ir aos lugares. Aí eu me pergunto: onde fica a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente? Automóveis emitem muitos gases poluentes, se pudéssemos fazer esses deslocamentos a pé ou de bicicleta, não emitiríamos esses gases que poluem o nosso planeta.
Eu já fiz esse post versão São Paulo. Para ler, é só clicar aqui ou copiar esse link -> http://susansmof.blogspot.com/2017/07/5-coisas-que-eu-gosto-e-5-coisas-que-eu.html <-
Comentários
Postar um comentário