MORANDO EM PORTO ALEGRE: primeiras impressões de Porto Alegre #1

Parque Farroupilha (Redenção)
- a cidade parece que foi construída no meio do nada. Por todo lado que olho tenho essa impressão. Talvez seja por causa dos morros, talvez seja por causa do clima, talvez seja por causa da tranqüilidade ou de como a cidade é distribuída, eu ainda não sei, só sei que a cada momento me sinto em uma cidade diferente.

- a cidade é muito calma, até em horário de pico, parece uma cidade deserta. Em muitas regiões da cidade você não vê ninguém na rua nem no horário do almoço!!! Confesso que estranhei bastante isso, porque estou vindo de São Paulo, uma cidade que tem pessoas para todo lado. Ainda estou tentando me adaptar a essa realidade das ruas serem desertas e silenciosas.

- a organização de Porto Alegre me deixa bem inquieta, porque cada zona (norte, sul, leste e oeste) tem as suas próprias características em questão de arquitetura, o seu próprio centro, o seu próprio aglomerado de serviços, e como elas ficam meio longe uma das outras, parece que você está em outra cidade conforme vai saindo de uma zona para outra. De certa forma me lembra Brasília, por ter região para cada coisa (região residencial, região industrial, região comercial).

- a cidade é muito arborizada, tem árvore em todo lado! Acho que o efeito fica lindo, dá vontade de tirar foto de todas as ruas.

- descobri onde os caras bonitos de POA frequentam: o bairro Petrópolis e os parques da zona sul.

- definitamente em POA há homens bonitos. Eu gosto dos loirões e aqui eu acho eles. Das 2 primeiras vezes que eu tinha vindo aqui não tinha visto esses loirões, tanto que fiquei decepcionada, porém já descobri onde esses caras frequentam e agora acho um monte deles.

- Porto Alegre me parece uma mistura de várias cidades:
   1) por causa da tranquilidade nas ruas, lembro-me de Orlando (EUA), que foi uma cidade que me chamou bastante atenção por parecer cidade fantasma, sem ninguém nas ruas.
   2) por causa da organização da cidade, lembro-me de Brasília (DF).
   3) por causa da Orla do Guaíba, lembro-me da Orla da praia de Boa Viagem, em Recife (PE).
   4) por causa dos coqueiros que tem na Av. João Pessoa e da Av. Praia de Belas, lembro-me de Los Angeles (EUA)
   5) por causa da vista que tenho da zona sul para o resto da cidade, lembro-me da vista que tinha do mirante de Olinda (PE), que tinha a vista para Recife (PE).
   6) por causa da arquitetura das casas da zona sul, lembro-me de Bariloche (ARG), da Alemanha e da Suíça, depende da rua
   7) por causa da arborização das ruas, lembro-me da rua Haddock Lobo, que fica em São Paulo.

- os homens daqui são muito baixinhos (média 1,60m). É muito difícil achar um cara alto.

- a partir desse ano, 2018, as escolas começarão a ter o 9º ano. Eu particularmente fiquei muito surpresa ao saber que aqui não tem 9º ano, porque mano, é uma série a menos! Como que o MEC aprova isso? Porque não tem como a galera daqui ter a mesma quantidade de horas da galera de outros estados porque aqui tem uma série a menos! E por causa disso, eles terminam o ensino médio com 16 anos.

- gaúcho usa a expressão "bah!" para tudo, chega a ser engraçado ouvir.

- quando gaúcho usa só as expressões deles na fala, parece que eles estão falando outra língua, não dá para entender!
EX.: "Bah! Que tranqueira tchê!" = significa "Que engarrafamento!"
"Olha aquele cuzco" = "cuzco" significa "cachorro vira-lata"

- não sei porque os gaúchos tem fama de frios, eles são super falantes! Em qualquer lugar que você vai eles puxam conversa, é impressionante a simpatia.

- os homens daqui não disfarçam nem um pouco na hora de secar uma mulher. Eles secam mesmo, sem medo de ser feliz, ou sem se importar se está com a namorada/esposa. (Odiei isso, acho muita falta de respeito com a parceira e muita safadeza também).

- quando abro a boca para falar todo mundo já sabe que eu não sou gaúcha pelo sotaque. Na hora já me perguntam de onde eu sou.

- os gaúchos andam com chimarrão em TODO LUGAR. É impressionante como eles não soltam a cuia com o chimarrão. É no shopping, é no parque, é no restaurante, é na rua, é em feira, é na praia, é em todo lugar! E o mais engraçado é que tem lugares com bebedouro para os gaúchos encherem a garrafa térmica deles com mais água caso tenha acabado! Bizarro.

Isso é no Barra Shopping, em Porto Alegre
- acho engraçado que se um produto custa R$14,40, por exemplo, eles falam "catorze com quarenta" ao invés de falar "catorze e quarenta". Nunca tinha visto isso em lugar nenhum do Brasil.

- aqui em Porto Alegre há faixas específicas para os ônibus, assim eles não se misturam com os carros. Em São Paulo isso não tinha, mas sei de outras cidades, como Cuiabá (MT), que têm.

- é horrível atravessar na faixa de pedestre aqui. Além dos motoristas não pararem para os pedestres atravessarem, em avenidas grandes o semáforo é dividido em 2 tempos, então dificilmente conseguimos atravessar a avenida inteira de uma vez, temos que atravessar a metade e esperar. Aí que está o problema. O lugar que o pedestre tem que ficar esperando para atravessar para o outro lado, é uma faixa NO MEIO das faixas de ônibus. Como falei no tópico anterior, aqui em Porto Alegre há faixas específicas para os ônibus, assim eles não se misturam com os carros, mas acontece que eu acho super perigoso ter que ficar esperando no meio da faixa dos ônibus. Tudo bem que tem espaço para o ônibus e pedestre, mas é muito perto e como os ônibus passam rápido, vem aquele vento pra cima dos pedestres e me assusta muito, porque parece que eles [ônibus] vão nos levar.

*INFO IMPORTANTE: tem grade de proteção para separar a pista do ônibus da pista dos pedestres; mas mesmo assim é muito perto.


- sinal amarelo é sinal para os motoristas acelerarem para passarem antes do sinal fechar. Em Cuiabá, se o sinal fica amarelo, todo mundo já freia e para, então para mim é muito estranho ver que eles aceleram em todos os sinais amarelo e, na maioria das vezes, acabam passando no vermelho.

- aqui tem muito semáforo, chega a ser irritante o tanto de semáforo que tem! Toda esquina tem um. O mais sem sentido, para mim, são os sinais no meio da avenida. A Protásio Alves, por exemplo, é uma big avenida que tem sinal a cada 100m. Qual a necessidade disso??? Por que não fazer uma direita/esquerda livre ou uma rotatória? Não entendo porque colocar tanto sinal, o motorista perde muito tempo nos sinais (deve ser por isso que eles sempre avançam no sinal amarelo).

Bom, essas foram as primeiras impressões de Porto Alegre que tive como moradora. Estou aqui há 11 dias, então estou conhecendo a cidade ainda, conforme o tempo for passando, poderei falar com mais propriedade, por enquanto é isso.

Comentários

Postagens mais visitadas