Pontos positivos e pontos negativos de morar sozinho

Reprodução/We Heart It
Há exatamente 1 ano saí da casa dos meus pais para ir morar sozinha. Fui por causa da faculdade, mas era uma vontade antiga (confesso que esse foi um dos motivos para eu ter escolhido uma faculdade em outro estado).

Morei, de fato, 5 meses sozinha, porque os planos mudaram, mas nesses 5 meses cresci 20 anos (sem brincadeira). Aconteceu muita coisa em tão pouco tempo, que me obrigou a ter muita maturidade, maturidade essa, que nem eu sabia que tinha, mas eu também não tive escolha.

Semana que vem estou saindo da casa dos meus pais para ir morar sozinha de novo, dessa vez em Porto Alegre, então decidi fazer um balanço de tudo o que aprendi nesses 5 meses morando sozinha e que terei que enfrentar de novo.


| Pontos positivos:

Reprodução/We Heart It
1. Pode sair sem pedir permissão.

2. Pode sair e voltar a hora que quiser.

3. Pode ir onde quiser, já que não precisa pedir permissão pra ninguém, consequentemente, ninguém te impede.

4. Não tem barulho em casa. Não sei vocês, mas eu sempre odiei lugar barulhento.

5. Ninguém vai mexer nas suas coisas.

6. A casa é só sua, então, se você quiser, pode andar pelado pela casa que não vai ter ninguém para achar ruim.

7. Não tem ninguém brigando com você pelo controle da televisão. A televisão é só sua.

8. Poder comprar o que quiser no mercado.

9. Poder comer o que quiser, na hora que quiser (só não reclame depois se começar a ter problemas de saúde).

10. Amadurecimento. É inevitável. Você vive tantas coisas que não tem como não crescer.

11. Um novo mundo surge, com novas experiências. Você se transforma, porque passa a ver a vida de outro jeito, devido ao amadurecimento.

12. Você pode decorar a casa do jeito que quiser.

13. O que você deixar na geladeira, permanecerá lá até você comer. Não sei na casa de vocês, mas na minha eu passava muita raiva, porque sempre comiam o que eu deixava na geladeira para comer depois, e morando sozinha esse problema deixou de existir, porque como eu sou a única pessoa da casa, não tem como comerem o que eu guardar.



| Pontos negativos:

Reprodução/We Heart It
1. É seu dia de lavar a louça todos os dias.

2. Não tem papai e mamãe para resolver os problemas, você que tem que resolver tudo sozinho!

3. Se você não fizer comida, você não come, porque ela não vai ser feita sozinha.

4. Você descobre que as roupas, louça e casa não se limpam sozinhas. E pior, você terá que fazer sozinho todas as tarefas domésticas, já que não tem ninguém para dividir as tarefas.

5. Se você não recolher a roupa do varal, ela não vai aparecer passadinha e dobradinha no seu guarda-roupa. Dói, mas é verdade.

6. Se você não manter as compras em dias, pode passar aperto. Alguns erros são fatais, como esquecer de comprar papel higiênico. Se você esquecer de comprar, pode se preparar para passar nervoso, porque não vai ter ninguém para levar um rolo na porta do banheiro para você.

7. Solidão. Isso é um ponto a se considerar. As pessoas acham que morar sozinho é fazer festa em casa todos os dias, mas não! Morar sozinho é ter que conviver com os seus próprios demônios e sentir falta de alguém fazendo barulho em casa (isso acontece até com quem odeia lugar barulhento).

8. Se precisar de ajuda, telefona pra Deus que ele te atende. Apesar da piadinha, o que eu quis dizer é: se você passar mal, está ferrado, porque vai ter que cuidar de si mesmo. Reze para não precisar ir ao hospital, porque se precisar, você terá que ir sozinho, mesmo que esteja morrendo.

9. Sábado e domingo passam a ser os piores dias da semana. O final de semana parece que dura uma eternidade. Tudo fica pior se você não têm amigos para sairem com você. Quem mora sozinho sabe que o pior dia da semana passa a ser o final de semana (que, no caso, são dois dias), porque é o dia de descansar e onde descansamos? Em casa. Ver a casa por tanto tempo solitária te faz entrar em uma crise existencial, onde você questiona tudo na vida. É horrível ter tempo sobrando, porque quem não tem o que fazer, pensa no que não deve. Diferentemente dos dias úteis, que são os dias que você tem uma rotina (trabalho/faculdade) para te distrair.

10. É você e você, tem que ser forte. Muitas vezes tudo o que você quer é o colo da mãe ou o abraço do pai, mas tudo o que você terá é a sua própria companhia, portanto tem que ser forte. Não é fácil.


Em uma foto, isso é morar sozinho:
Ansiedade, depressão, solidão, pensar demais >>>> eu <<<<
Assim como tudo na vida tem o lado bom e o lado ruim, morar sozinho é assim; mas mais que isso, é uma experiência que muda completamente a sua vida, tipo um intercâmbio. Por isso digo, se você tiver a oportunidade, more sozinho, nem que seja só por alguns meses, mas more, porque é uma experiência que te muda por completo.

Comentários

Postagens mais visitadas