MORANDO EM SP: Visitei a Japan House em São Paulo! #4

Reprodução/Archdaily
Hoje (finalmente) fui à Japan House em São Paulo e vim aqui contar as minhas impressões.

Desde que a Japan House chegou em São Paulo, no início do ano passado, eu estava louca para ir. A mostra prometia ser incrível e revolucionária, já que era sobre a Arquitetura moderna do Japão - como é a nova arquitetura e design, como a evolução chegou à casa dos japoneses, que são conhecidos por seguirem as tradições de seus antecessores -; porém, sendo bem sincera, fiquei decepcionada.

Eu havia lido muito sobre essa exposição e tinha formado uma imagem completamente diferente do que realmente é. Eu imaginava que teriam móveis, objetos de decoração, fotos de fachadas de casas modernas, fotos do interior das casas, esse tipo de coisa, mas não, não tinha nada disso. A exposição era, na verdade, uma mostra de "obras de arte" e de maquetes.



ARQUITETURA ESTÁ EM TODA PARTE

Batizada de "Arquitetura está em toda parte" e localizada no térreo, essa parte da a exposição expunha as "obras de arte", que eram feitas de caixas de fósforo, grampo, papel, plástico, fósforo e palito de picolé.

Detalhe do teto
Coloquei entre aspas "obras de arte", porque na minha opinião nem tudo ali era obra de arte. Havia coisas muito bonitas e bem trabalhadas, SIM, mas também tinha uma garrafa de plástico amassada e um papel amassado exposto (!!!).


Para mim isso não é arte. Desculpe-me se alguém não concorda comigo, mas eu não consigo concordar com a pessoa que diz que isso é obra de arte.

Achei bem decepcionante essa parte. Acho que só vale a pena ver para ter noção do que é considerado "arte" hoje em dia (e para poder falar mal mesmo).


Subindo a escada (tem elevador também), chegamos à um lojinha que ocupa o andar inteiro (os banheiros também ficam nesse andar).

Reprodução/spcity
Passando pela lojinha, subimos a escada e chegamos ao 2º andar. Logo que subimos damos de cara com isso:


Seguindo à esquerda (sentido quem está subindo a escada), damos de cara com outra parte da exposição.


FUTUROS DO FUTURO

Localizada no 2º andar, essa parte foi o que, na minha opinião, salvou o Japan House. Foi a única parte que eu realmente gostei e achei que valeu a pena a visita.


Nesse andar ficavam as maquetes. As maquetes eram projeções de casas, prédios, museus, faculdades e ambientes, de uma forma geral, que existem de verdade (a maioria dessas construções ficam no Japão, em Taiwan e na Alemanha).


Eu achei que essa foi a única parte que valeu a pena porque eu sou apaixonada por miniaturas e maquetes, então foi a única parte que realmente lembrou algo de Arquitetura.



| INFORMAÇÕES ÚTEIS!

♥︎ A entrada é de graça.

♥︎ Há um restaurante e uma lojinha dentro do Japan House (dizem que o restaurante é muito bom).

♥︎ A exposição ficará em cartaz até 4 de fevereiro de 2018.

♥︎ Não funciona às segunda-feiras.

♥︎ Horário de funcionamento é de terça à sábado: das 10h às 22h e domingo e feriado: das 10h às 18h

♥︎ ENDEREÇO: Avenida Paulista, 52 - Bela Vista, São Paulo
Fica bem no final da Paulista, quase chegando na rua 13 de maio (na altura do shopping Pátio Paulista).

Qualquer dúvida, deixe nos comentários ou ligue diretamente no Japan House: (11) 3090-8900

Comentários

Postagens mais visitadas