MORANDO EM SP: 5 coisas que eu gosto e 5 coisas que eu NÃO gosto em São Paulo #3
No início do ano eu me mudei para São Paulo e foi uma mudança enorme na minha vida. Por São Paulo ser uma cidade muito grande, muitos problemas que existem lá, não existiam na minha cidade natal e isso, de certa forma, foi um "baque", porque tive a oportunidade de ver outra realidade.
Eu já conhecia São Paulo (mais até que muitos paulistanos), mas a visão de turista é completamente diferente da visão de morador. Pensando na minha experiência, escrevi esse post falando 5 coisas que eu gosto em São Paulo e 5 coisas que eu não gosto, para quem tiver interesse em um dia mudar para lá estar ciente ou simplesmente para saber mesmo.
| 5 coisas que eu gosto
1. Diversidade
Uma das coisas que mais me chama atenção em São Paulo e sempre chamou, foi o fato de existir uma diversidade absurda na cidade. Você encontra pessoas de todos os jeitos que imaginar, fisicamente falando, e eu acho isso incrível, porque lá você pode ser a pessoa mais "estranha" (na concepção dos tradicionais) que não estão nem aí, não vão ficar te encarando como se você fosse uma aberração, coisa que acontece em cidades menores (até em capitais mesmo, como a minha cidade natal).
2. Essa cidade tem tudo
Qual a primeira coisa que vem em sua cabeça quando pensa em São Paulo? Na minha é "cultura" e "lazer" e realmente é assim. São Paulo tem tudo na área gastronômica, cultural, intelectual, musical, de lazer, de construção, enfim, tudo que você imaginar tem lá.
Só na minha rua tem tudo o que tem em toda a minha cidade natal: restaurante japonês, chinês, tailandês, francês, árabe, italiano, barraquinha de cachorro quente, hamburgueria, pizzaria, panificadora, salão de beleza (tem mais de 5), clínicas para fazer depilação à laser, consultórios médicos (de dermatologista à oftalmologista), supermercado (Pão de Açúcar), faculdade, farmácias, local para fazer pilates, escola de Muay Thai e treino funcional, papelaria, sorveteria, lojas de roupas e sapatos, lojas de produtos naturais e fitness, enfim, viram quanta coisa tem só na minha rua? E se pegar a rua que cruza tem shopping e estação de metrô também.
E na área cultural, São Paulo é o tipo de cidade que se você quiser, todos os dias do ano participará de uma atividade na cidade, é só se programar.
3. Muitos turistas gringos na cidade
Eu, particularmente, acho isso muito legal, porque sou uma pessoa muito comunicativa, que ama conhecer lugares novos, e acho que uma das melhores formar de conhecer mais a fundo uma cidade, sua cultura e suas tradições é conversando com pessoas que moram lá; e na minha cidade natal eu não tinha essa oportunidade de conversar com gringos como eu tenho em São Paulo.
4. Frete barato e rápido
Ok, eu tenho certeza que esse tópico te surpreendeu, mas é verdade, eu não posso falar de 5 coisas que eu gosto em São Paulo e não falar do frete. Uma das minhas maiores felicidades em São Paulo é comprar coisas pela internet, porque o frete sempre varia de 4 à 7 reias e chega no dia seguinte (na minha cidade natal eu pagava em média 20 reais e chegava em 2 semanas).
Para vocês terem noção, fica mais barato eu comprar um produto pela internet e mandar entregar na minha casa que pegar um uber/táxi/metrô/ônibus e ir até à loja, porque o dinheiro que eu vou gastar para ir e voltar vai ser superior ao valor do frete, sem falar que eu corro risco de chegar na loja e não ter.
5. Tudo acontece aqui
Esse é um ponto muito importante para mim, porque morando em São Paulo sinto que estou perto de todos os acontecimentos, não sinto que tudo acontece em um mundo paralelo. É bom se sentir parte dos acontecimentos.
| 5 coisas que eu não gosto
1. Barulho 24h por dia, 7 dias da semana
Ah, o barulho da cidade grande! São Paulo é uma cidade muito barulhenta e eu só percebi isso quando voltei para a minha cidade natal depois de longos meses em Sampa. O barulho de construção, ambulância, carros freando, buzinas, helicópteros sobrevoando a região que eu moro não para 1 minuto se quer. A forma de diminuir o incômodo causado barulho é deixando as portas e janelas fechadas, assim o barulho fica bem mais baixo dentro de casa.
2. Tudo é muito longe
Isso vai parecer contradição levando em conta o que falei no tópico 2 das "5 coisas que eu gosto em São Paulo" que na minha rua tem tudo, mas deixe-me explicar. Em São Paulo tem tudo, mas há determinados lugares que você precisa ir que só tem em um local x da cidade e, provavelmente, esse local x ficará do outro lado da cidade, como quando acontece um evento em estádios ou em Interlagos.
3. Trânsito
Trânsito é claramente o maior problema de São Paulo, das 5h30 até 8h e das 17h30 até 19h o trânsito é absurdo e fica ainda pior quando chove, mas é só nesses horários. Então se você sair em qualquer outro horário que não esse, não enfrentará trânsito, óbvio que terá muito carros na rua, mas o trânsito flui.
4. Muitos pedintes e moradores de rua
Na minha cidade natal pedintes e moradores de rua não era uma realidade, apesar de ser uma cidade com 700 mil habitantes, então mudar para São Paulo e deparar com essa realidade, crianças pedindo esmola no sinal, lavando o parabrisa dos carros para conseguir qualquer trocado e muitas pessoas dormindo nas calçadas por não terem casa, foi um choque enorme e essa realidade realmente me incomoda.
5. As pessoas fazem manifestação por qualquer motivo e a cidade para
Isso é uma coisa que me irrita profundamente e é, com certeza, a coisa que eu mais odeio em São Paulo. Tudo, absolutamente TUDO é motivo para as pessoas se reunirem na Av. Paulista para fazer manifestação e isso é um saco porque daí o metrô para de funcionar, a frota de ônibus na rua diminui, as pessoas não tem como chegar aos lugares e a cidade para - escolas e faculdades suspendem aula. Enfim, é um saco.
É isso. Apesar de todos os pontos negativos, acho importante ressaltar que meu "problema" com São Paulo são pontos específicos, nada que me faça deixar de gostar da cidade, pelo contrário, São Paulo não me decepcionou em nada, passei a gostar mais ainda depois que me mudei para lá.
Comentários
Postar um comentário