MORANDO EM PORTO ALEGRE: as regras do meu condomínio mediante a pandemia de coronavírus #34
Com cerca de 1.500 casos de coronavírus confirmados no estado, sendo 450 em Porto Alegre, toda a rotina dos moradores do Rio Grande do Sul mudou. Essas mudanças aconteceram, também, nas regras do meu condomínio. Diariamente a síndica manda e-mails e recados no aplicativo do prédio falando das novas regras e novas políticas adotadas durante a pandemia.
Algumas das novas regras/políticas são:
- uso obrigatório de máscara nas dependências do prédio tanto para funcionários quanto para moradores e visitantes;
- rodízio do horário de trabalho entre os funcionários do condomínio;
- limpeza do corredor de cada andar passa a ser obrigação dos MORADORES.
A pandemia não afetou só nas regras do condomínio, afetou também a distribuição de gás do prédio.
Alegando diminuição da produção causada pelo coronavírus, a COPAGAZ reduziu o abastecimento de gás e disse que só abasteceria condomínios que comprovassem a urgência no abastecimento, como era o caso do meu condomínio.
Devido esse problema, restrições no uso do gás foram feitas.
Depois de 4 dias ligando na COPAGAZ, finalmente um caminhão foi até meu condomínio fazer o abastecimento de gás e a situação voltou ao normal.
O aumento da produção de lixo também foi significativo no condomínio, o que era esperado, já que estamos todos de quarentena e ninguém pode sair de casa.
A situação chegou em um estado crítico, mas não podemos parar. Como a síndica sempre fala: o momento é grave e todos têm que colaborar.
Por enquanto essa é a nova realidade nossa, moradores de Porto Alegre, que estamos há 45 dias de quarentena.
ATUALIZAÇÃO 16/05/20
Novas regras entraram em vigor no condomínio essa semana, são elas:
- não entrar no elevador quando já tiver outra pessoa, que não more com você, dentro. Isso porque um estudo mostrou que o coronavírus pode ser detectado no ar por até 3 dias em aço inoxidável, tornando o elevador, um ambiente confinado com pouca ventilação e revestido de aço inox, mais propício para a propagação do vírus.
- tirar todos os tapetes, carpetes e capachos do batente das portas, porque "o coronavírus sobrevive por bastante tempo em superfícies rugosas".
Comentários
Postar um comentário